Muito Longe de Casa - Memórias de um Menino Soldado

Adoro livros que se passam em outros lugares, quando os leio, é como se eu estivesse viajando pelo mundo. Se for por causa dos livros, já viajei quase pelo planeta todo (e até pelo universo). Minha última parada foi em um lugar não muito legal, chamado Serra Leoa. Todo mundo já deve ter ouvido falar desse país, e segundo alguns livros de Geografia meus e minha memória, ele deve ser um que tem os piores PIBs e os piores IDHs.

A história do livro é uma das mais tristes que li na minha vida, principalmente por se tratar de uma história verdadeira. Lendo, você vai conhecer Ishmael Beah, um garoto que vivia com sua família em uma aldeia de Serra Leoa, que amava hip hop e lia Shakespeare, mas que tem toda sua vida mudada quando rebeldes invadem e queimam sua aldeia. Longe da sua família, ele tenta sobreviver em um mundo de sangue e morte, onde perde pessoas que ama o tempo todo. Para continuar vivo, ele ajuda militares e logo começa a matar rebeldes como consolo e vingança pelo que lhe aconteceu.

Sério, toda vez que eu dava uma paradinha, eu agradecia aos céus por nascer no Brasil, longe de qualquer coisa extremamente perigosa. Mesmo o enredo sendo triste, eu viciei no livro e não conseguia parar de ler de tão boa que era a narrativa de Ishmael (personagem e escritor do livro ao mesmo tempo). Eu sofri com o personagem lendo cada parágrafo e não conseguia acreditar na sucessão de momentos terríveis que ele passou e conseguiu sobreviver. Juro que se fosse eu no lugar dele, não teria sobrevivido aos primeiros capítulos.

O livro é totalmente uma lição de vida e acho que todas as pessoas deveriam ler para dar mais valor a vida. Pessoas que tem tudo e ficam sofrendo por nada, sem saber que há outros em situações bem piores. Simplesmente amei o livro, principalmente por causa do tema guerra (sim, adoro livros e filmes de guerra, mas não quer dizer que eu aprove) e por me lembrar do Caçador de Pipas que também tem um assunto parecido. Vale muito a pena ler o livro, totalmente.

2 Comentários:

  1. "Adoro livros que se passam em outros lugares, quando os leio, é como se eu estivesse viajando pelo mundo." Viajar sem sair do lugar! Sem dúvidas.

    Parece ser um livro forte! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sua resenha explica bem sobre o que se trata o livro, concerteza vale a pena ler.
    Beeijoo
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir