Jack Farrell & A Serpente Emplumada

Jack Farrell é uma série brasileira, por enquanto, constituída por 3 livros (serão 7). E como o livro foi parar em minhas mãos, acabei começando pelo terceiro volume. Pelo incrível que pareça, não fiquei tão perdida, uma coisa ou outra decidi dar uma pesquisada, mas nada que me impedisse de continuar a ler.

Jack é um menino comum que ao saber da morte de seu pai, descobre que ele precisa seguir na busca do Santo Graal em seu lugar. Ele é mandado para uma espécie de escola chamada Ordem dos Cavaleiros Templários junto com seus dois melhores amigos Gwen e Will, que terão que enfrentar seres e deuses mitológicos (isso é o básico que eu descobri dos outros livros). Nesse terceiro volume, Gwen é sequestrada por um deus asteca chamado Quetzalcoatl, ou também conhecido como A Serpente Emplumada. Jack e Will descobre que ela foi levada ao passado, no México, em 1520, em pleno conflito entre os astecas e os conquistadores espanhóis.

A primeira impressão que tive do livro é que me lembrou um bocado Harry Potter, foi em uma pesquisa que descobri que o livro é chamado mesmo de Harry Potter Brasileiro. No começo, achei essa classificação viável, mas agora não concordo e vou explicar ao longo da resenha o porquê. Jack é o escolhido, assim como Harry Potter. Gwen é inteligente e é chamada de comum (sangue-ruim) como Hermione. Will é engraçado e o fiel companheiro de Jack assim como Rony. E até tem um Draco na história que pega no pé de Gwen. Há muito mais semelhanças também, mas acho que tirando os personagens, qualquer livro que fale sobre mitologia e magia lembrará automaticamente Harry Potter. Jack Farrell apesar de toda a semelhança, tem uma essência totalmente diferente e foca em outros assuntos, sem falar que o enredo também se difere.

A narração e descrição de Jean Angelles é muito boa, ele conseguiu unir mitologia e história (duas coisas que amo) de uma maneira que te prende até o final. Mesmo assim, ainda achei que faltou algo na história, achei que poderia ter desenrolado mais a trama e ação, porque não vi Jack, Will e Gwen lutarem, nem mostrarem o quão fortes são. Os diálogos foram o ponto mais fraco, muitos acheis desnecessários ou bobos. Sem falar que tem aquele "erro" que eu já cometi (por isso entendo-o bem), que chamo de "Inventei vários personagens, mas como não dá para colocar muita importância neles nesse momento, cada um diz uma fala e fica tudo bem". Ou seja, cada personagem diz uma fala seguida e parece que fica algo anti-natural.

Voltando as partes positivas, para quem ama mitologia, nesse volume irá aprender um bocado sobre mitologia asteca. A parte ruim é que os deuses tem nomes impossíveis de se pronunciar como Quetzalcoatl e Tezcatlipoca (tem uns bem piores, que eu não me lembro). Sem falar que a parte da Conquista Espanhola no México fica bem explicado e até cita nomes famosos como Hernán Cortez, unindo fatos que realmente aconteceram com ficção.

Depois de ler esse livro, estou louca para ler o volume 1 e 2, sem falar que também vou aguardar ansiosamente pelo volume 4 que será lançado e se chama Jack Farrell e O Tesouro de Gilgamesh (mitologia da Mesopotâmia dessa vez, se quiser saber).

Outro ponto forte que não tem a ver com a história e sim com o livro é a capa, a diagramação do livro e as ilustrações. O LIVRO É MÁGICO! A Capa (como pode ver acima, indico que amplie) é linda demais! E vocês não viram as ilustrações coloridas de cada capítulo, senti-me em um jogo de RPG de tão detalhada que as pessoas, suas roupas e objetos eram. Pesquisei e descobri que foram feitas por Gleidson A. Caetano (quando publicar meu livro, vou contratá-lo para ilustrá-lo hehe). Segue algumas imagens dos capítulos.




Para quem quiser ver mais imagens dos capítulos, é só clicar nesse link e para mais informações sobre o livro, conheça o fã-site e o site do autor.

1 Comentários:

  1. Caraaamba, após dois anos que eu li o terceiro livro da saga (assim como você!), perdido em uma biblioteca e me prendi a esse mundo, finalmente encontrei. E foi aqui em seu blog! Não foi fácil passar esse tempo todo tentando encontrar o restante e lembrar o nome da série, mesmo com a capa e toda a história gravada em minha mente. Primeiramente obrigado pela resenha, concordo com o que você disse mas mesmo assim é um livro muito bom e que eu quero realmente ter essa série em minha estante. Graças a você acabei de comprar os três volumes (!!!) E estou ansiosamente esperando pelo quarto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir