Fotografia: algumas dicas

Como eu disse há um tempo, no meu curso de Design Gráfico estou aprendendo fotografia e para minha surpresa, está sendo mais prático do que técnico. Até chegou câmeras profissionais lá (seis lindas Nikon D90) para utilizarmos (vocês tinham que ver minha cara de criança como se tivesse visto um doce, quase tive um treco ao ver as câmeras). Esses dias aprendemos três coisas diferentes e precisávamos colocá-las em prática. Não sou nenhuma especialista em fotografia, mas vou ensinar o que eu aprendi com uma câmera compacta, que por incrível que pareça, não é tão inútil quando eu pensava.

1) Diafragma: é o que controla a abertura de luz na câmera, permitindo que entre mais ou menos luz de acordo com o que você quer. Na câmera compacta você poder mudar a entrada de luz clicando em Menu e depois procurando por EV, lá você poderá aumentar a entrada de luz até +2, ou diminuir até -2 dependendo da foto. Nas fotos abaixo, fiz o teste para mostrar como que fica.
Obturador: é o que determina a velocidade quando se tira a foto. Já ouviram falar sobre Light Painting? É a foto que eu coloquei no começo do post. Como o obturador demora mais para tirar a foto, você pega alguma coisa com luz e mexe, fazendo a câmera captar todo esse movimento. Você consegue esse efeito mudando para Crepúsculo na câmera (se você tiver uma Sony, naquela rodinha, o desenho é uma Lua), que demora mais para tirar foto.

3) Balanço de Branco: é quando você remove cores da foto. Vou tentar explicar melhor, sabe quando você quer tirar foto em um lugar iluminado e a luz é meio amarelada? Então, você tira a foto e seu rosto sai amarelo? O Balanço de Branco é uma forma de tirar essa luz amarela e deixá-la branca, assim você também sai em uma cor mais normal. Em câmeras compactas, você precisa colocar a câmera no modo ISO (de novo, se sua câmera for Sony, vai estar na rodinha) e depois clicar em Menu, vai aparecer WB (White Balance) ou Balanço de Branco mesmo. Lá terá algumas opções como Nublado, Luz Diurna, Incandescente e Fluorescente (dependendo da câmera, se não me engano, tem mais opções). De acordo com cada luz, você vai testando até a luz ficar branca, aqui em baixo, tem alguns exemplos e as diferenças. Geralmente, as fotos que ficam meio azuis são as escolhas erradas para a luz da foto, mas podem valer como efeito, se quiser usá-lo.

Espero que tenha ajudado de alguma forma, principalmente quem tem câmera compacta. Conforme eu for aprendendo mais dicas sobre fotos, irei postando aqui :D

1 Comentários:

  1. mto legal! eu amo tirar foto , e dp colocar efeitos! O lomo e o meu favorito! eu ate ja postei umas fotos q eu tirei la no blog! mas eu nao tenho camera eu tiro com o iphone msm :(
    bjus!

    ResponderExcluir