Sobre Etec e afins

Sempre comento no meu twitter (e aqui também) sobre a minha etec e isso acaba gerando uma série de perguntas no meu formspring e outros sites de relacionamentos. Decidi escrever um pouco sobre isso que tanto cria dúvida e muitas pessoas desconhecem ou não sabem direito o que é. Sei que estou fazendo isso meio em cima da hora, porque as inscrições para etec terminaram hoje, mas no final do ano tem novamente.

1) O que é curso técnico?
Talvez eu não seja a melhor pessoa para explicar, por isso o Google está aí, mas é basicamente um curso de um ano e meio (está rolando boatos de que vai aumentar para dois anos) que capacita as pessoas para o mercado de trabalho através de teorias e prática (mais prática). Existem dezenas de cursos de tudo que você possa imaginar, só que a maioria pode ser longe da sua casa, mas se você quer mesmo, vale a pena se dedicar a isso.

2) Você acha válido fazer etec?
Acho muito válido, independente da idade que você tiver (no caso, só quem tem 16 anos ou está no segundo ano do ensino médio para cima, pode entrar. Você pode ter 70 anos, que se quiser, pode tentar também, só tem mínimo, no caso), principalmente se você ainda não tem muita certeza do que vai fazer na faculdade. Por exemplo, se você quer medicina, vale a pena tentar o curso de enfermagem ou farmácia para ter uma ideia de como vai ser a sua profissão na área de saúde.

3) Como faz para entrar?
Você precisa se inscrever pelo site, como eu disse, as inscrições já acabaram, mas tem no final do ano. Fique atento quanto a isso. Depois de fazer a inscrição, você irá fazer uma prova de 50 questões (se não me engano). Ela não é difícil, sério, o único problema é que algumas pessoas não são aprovadas porque tem muita concorrência em determinado curso. Efetuada a prova, é só esperar pelo resultado, se você foi aprovado é só fazer a matrícula e pronto! :D

4) Quais cursos têm?
Muitos. Informática, Moda, Administração, Contabilidade, Comunicação Visual, Edificações, Mecatrônica, Química, Multimídia etc. É só você ir nesse site e dar uma olhadinha. Dá também para olhar as etecs que tem por perto de onde você mora e que cursos oferece.

5) Qual técnico você está fazendo? Como são as aulas?
Estou fazendo Comunicação Visual, ou mais comumente conhecido como Design Gráfico (é que a maioria dos nomes que tem algo de inglês foram modificados, menos Marketing que não tem uma tradução que realmente o define) e estou adorando! No primeiro semestre, eu tive aulas de desenho, aplicativos (Photoshop e Illustrator), história da arte, colagem (parece coisa de criança, mas é super importante), meios de impressão e outras matérias teóricas. No segundo semestre, que é o meu atual, estou tendo aulas, além daquelas (tirando colagem e meios de impressão), fotografia, marketing, identidade visual e produção gráfica. Você tem duas aulas por dia, duas horas com de uma matéria e duas horas de outra, parece cansativo, mas passa super rápido.

6) Tem muitos trabalhos? É cansativo?
Tem trabalhos, mas nãããão são "muitos". Se você se organizar, dá para dar conta facilmente, só evite deixar acumular. Como eu disse na outra pergunta, por mais que tenha duas horas de cada matéria, não é algo muito cansativo. O ruim é mesmo é tentar conciliar escola e etec, mas vale super a pena, porque na etec que eu faço realmente o que eu gosto. Sem falar que você faz novas amizades, faz visitar técnicas (no meu caso, a museus, eventos, gráficas, etc) e ainda pode ser escolhido no último semestre para fazer intercâmbio de graça, de acordo com suas notas e presença nas aulas (espero realmente que eu consiga :x).

7) Paga alguma coisa?
Além da taxa de inscrição (não sei se pessoas da rede pública não pagam nada, mas as de particular sim), é bom você ter um dinheiro para investir na etec, pois você vai precisar comprar vários materiais, principalmente nas aulas mais práticas. Mas isso não é ruim porque você estará investindo em si mesmo, não é? Além de que você pode comprar e conhecer coisas bem legais.

Bem, acho que é isso. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários, ou se preferir, no meu Formspring :D

4 Comentários:

  1. Eu fiz Etec quando estava no 2º grau (2002), era muito louco conciliar as duas escolas, mas se deixasse acumular as tarefas o bicho pegava, cheguei a ficar super magra nesta época por causa da correria. Infelizmente não estudei numa boa escola, os professores preferiam ignorar as dificuldades de muitos alunos, e eu tinha muita dificuldade com informática... Comunicação Visual parece muito interessante, mas não há este curso nas Etec da minha região :( e creio que na época que estudei, não existia a possibilidade de intercâmbio.

    Os cursos disponíveis na região que moro são coisas complicadas ou aborrecidas e a Etec de minha cidade gasta uma década para inserir um curso novo!

    ResponderExcluir
  2. cursos tecnicos são realmente lgais, eu faço tecnico de informática na minha escola msmo, estou fazendo o ensino médio+técnico então as aulas são no horário das aulas do EM normais msmo, a unica diferença eh q o EM com o técnico tem 7 aulas por dia e o EM sem técnico tem 6 ou menos ^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Acho que já pergutei sobre a etec no seu forms, mas na época o meu tava desativado, então apareceu como anônimo... Enfim, achei mega legal ter falado sobre isso :D

    Eu me inscrevi para cursar Eventos, ainda não tenho certeza se realmente curto a área e tal, por isso espero passar na prova pra estudar e ter uma noção, rere. O problema é que não tenho muita confiança em mim, mas vou estudar o máximo até lá :) Outra coisa é que a etec que eu escolhi só tem à noite e não é tão longe nem tão perto, mas fica um pouco complicado pra ir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia. Me inscrevi no ultimo dia pro curso de comunicação visual. Vou fazer 1 ano e meio depois de terminar o Ensino médio, não tenho muita mão pra desenho, mas fiquei ainda mais entusiasmada depois do que vc falou!

    espero gostar e ser chamada!

    ResponderExcluir