Jogos Vorazes

Eu nem acredito que terminei de ler Jogos Vorazes. Não porque foi difícil terminá-lo, mas sim porque a cada capítulo eu hesitava, com medo de prosseguir e presenciar cenas que eu não queria ver. O livro deixou-me totalmente chocada e deslumbrada com essa história magnífica! Uma das melhores histórias que já li!
A história se passa no futuro, onde os Estados Unidos foi dividido em 13 distritos, cada um cuidando de algo importante como carvão, agricultura, grafite, pomares, entre outros. A Capital que controla todos os distritos e isso se intensifica mais quando o 13º distrito se rebela contra a Capital e é aniquilado. Desde esse acontecimento, a Capital faz os Jogos Vorazes para lembrar a todos do ocorrido e evitar mais rebeliões. Todo ano, um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos para se enfrentarem nos Jogos Vorazes até que apenas um sobreviva e ganhe toda a glória. É nesse mundo que vive Katniss, uma garota que caça com seu melhor amigo para manter sua mãe e irmã viva. No dia que sorteiam a nova garota que vai participar dos Jogos, a escolhida acaba sendo sua irmãzinha e Katniss decide substituí-la para que esta não morra. O outro escolhido é Peeta, o filho do padeiro, por quem Katniss tem uma grande dívida.
A primeira coisa que você precisa saber sobre os Jogos Vorazes é que são de fato terríveis. Os participantes precisam matar uns aos outros e sobreviverem nas florestas, que escondem desde animais terríveis até armadilhas feitas pelos organizadores dos jogos. Não tem como ser arrastado para essa narrativa por Suzanne Collins, ela escreve tão bem, mas tão bem que não tem como você não se envolver, como você não sentir medo, fome e frio igual aos personagens. A história, de fato, não é grandiosa, mas Suzanne conseguiu transformá-la em algo incrível, cheia de detalhes!
Katniss decididamente entrou para minha lista de personagens favoritas, ela é tão digna de Suzannah Simon (a personagem de Mediadora e minha favorita) que quase conseguiu superá-la com sua incrível capacidade de sobrevivência, sem falar na sua astúcia e experiência de vida (que sempre foi muito difícil e pobre). Em compensação, Peeta não me chamou muita atenção, talvez por ser o contrário de Katniss. Enquanto esta é durona, ele é mais tranquilo, mas extremamente corajoso e tenho que dizer que um doce. Tenho certeza que ele realmente ama Katniss e dou créditos a ele por isso, por tudo que ele fez e pelo que tento fazer, afinal Peeta fez coisas muito além da sua capacidade.
Outros personagens que gostei muito foram Cinna, Rue e Gale. Cinna, que é um homem, é estilista de Katniss, ele que a arruma para ser apresentada antes dos Jogos Vorazes a todo o povo de Panem (o país, antigo Estados Unidos). Ele foi muito gentil com Katniss, se tornou realmente um amigo, sem falar que gostei tanto dele a ponto de desejar que ele ficasse com Katniss no final. Coisa muito estúpida da minha parte. Rue é uma das garotas que participa também dos Jogos Vorazes, ela tem doze anos (se não me engano) e Katniss a acolhe como sua irmã, uma ajudando a outra durante o jogo. E Gale, que é o melhor amigo de Katniss, por mais que ele aparecesse pouco, achei que a personalidade dele destacou-se mais do que a de Peeta.
Sei que ainda há muita coisa a ser descoberta, porque a história é uma trilogia e muita coisa a ser julgada por minha pessoa, mas, a única coisa que sei é que preciso ler os outros livros. Preciso saber o que vai acontecer não só com Katniss e Peeta, como também com os outros personagens. Faz tempo que não lia um livro tão bom como esse, ainda mais voltado para adolescentes já que a maioria conta a história de uma garota boba que se apaixona irrevogavelmente por algum cara sobrenatural e lindo de morrer. Outra coisa que eu gostei, é que a história não ficou tão voltada para um romance, por mais que tenha. Isso mostrou que um livro pode ser bom sem toda aquela babação de ovo que geralmente tem.

8 Comentários:

  1. Também fiquei assim quando eu li. com medo de virar a página hauhau

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amo, amo, amo este livro! Katniss ao lado de Buffy, Veronica Mars, Chloe Sullivan e Sydney Brystow são minhas personagens favoritas (eu misturo favoritos de tv, cinema e livros).
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Fiquei com vontade de ler esse livro!! Realmente as protagonistas precisam ser mais como a Suzannah (eu tbm adoro A Mediadora). Adorei o post e já coloquei Jogos Vorazes na minha lista para ler!

    ResponderExcluir
  4. Dasty, já tinham me falado tão bem desse livro e sempre ficou aquela vontadezinha de lê-lo, só que eu nunca li uma resenha dele porque, não sei o porquê. Agora que você fez essa resenha maravilhosa sobre o livro, a vontade aumentou consideravelmente, eu já tô louca pra lê-lo, sério.

    ResponderExcluir
  5. A sorte é que o livro tem continuação, se não você iria ler mais devagar ainda né? Haha. Cara, eu necessito desse livro, tenho enrolado durante tanto tempo pra ler, mas sua resenha agora foi decisiva, vou correr pra baixar!

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Uau. Li seu texto realmente sentindo que era coisa de um livro apenas, fiquei chocada quando cê disse que é de uma trilogia o: É um tema bem diferente e parece mesmo ser cheio de possibilidades! Histórias longas assim estão em falta (ou pelo menos, são pouco comentadas e abafadas por histórias mais parecidas com Crepúsculo) :/ Eu inclusive fiquei bem interessada em procurar, mas tenho já dois livros pra terminar de ler e não cheguei nem na metade de ambos :x Meh.

    ResponderExcluir
  7. Se vc amou Jogos Vorazes vai amar Em chamas que é muito melhor.
    To ancioso pra ler Mockingjay, e eu espero que a Rocco não demore muito.

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a trilogia Jogos Vorazes eu ja li todos os livros.Eu esperava mais ação no filme,eu adorei o elenco ex:
    Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen
    Josh Hutcherson como Peeta Mellark
    Liam Hemsworth como Gale Hawthorne
    Woody Harrelson como Haymitch Abernathy
    Willow Shields como Primrose Everdeen
    Elizabeth Banks como Effie Trinket
    Paula Malcomson como Mrs. Everdeen
    Raiko Bowman como Mrs. Mellark
    Lenny Kravitz como Cinna
    Donald Sutherland como President Snow
    Amandla Stenberg como Rue
    Stanley Tucci como Caesar Flickerman
    Wes Bentley como Seneca Crane
    Isabelle Fuhrman como Clove
    Alexander Ludwig como Cato
    Toby Jones como Claudius Templesmith
    Dayo Okeniyi como Thresh
    Jack Quaid como Marvel
    Leven Rambin como Glimmer
    Jacqueline Emerson como Foxface
    Latarsha Rose como Portia
    Brooke Bundy como Octavia
    Amber Chaney como Lavinia the Avox
    Kimiko Gelman como Venia
    Nelson Ascencio como Flavius

    ResponderExcluir