Brincando de ser Designer

Nikki

Se tudo der certo, no final do ano finalmente vou poder dizer que não sou uma micreira e sim uma designer. Apesar de ter feito três semestres de técnico em Design Gráfico, não achei que mudou tanta coisa na minha vida, além do leque de informações que se estendeu em frente de mim. Ainda continuo sendo a mesma pessoa que vai no Google pesquisar como faz tal coisa. Mas, aprendi um bocado de coisas, principalmente sobre programas que desconhecia e voltei a desenhar já que havia parado. Também aprendi um bocado de fotografia sendo que antes eu pensava que bastava apertar o botão para tirar uma foto boa.
A única coisa decepcionante é que infelizmente não vou aprender Infográfico em ilustração porque a professora preferiu focar em ilustração artística, ou seja, pintar quadros e todas aquelas coisas que eu adoraria fazer em qualquer época da minha vida, MENOS agora. Como podem ver acima, essa foi a terceira ilustração no photoshop que fiz e melhorei MUITO desde a última vez, mas ainda preciso aprimorar mais.
O principal motivo de eu ter me dedicado tanto a essa ilustração mesmo sabendo que ainda não manjo muito nessa área foi que estava rolando um concurso. Sou louca por concurso e promoções, participo de vários e preciso confessar que já ganhei um bocado deles. Alguns dizem que nasci com a bunda virada para a Lua, mas a verdade é que se você não participar deles, nunca vai ganhar. E alguns exigem um pouco mais de dedicação.
O Concurso era da Editora Verus e a Editora Record, a pessoa tinha que fazer uma capa para o livro Diário de uma Garota Nada Popular, mas precisava ter os direitos da imagem enviada. A única alternativa mais viável era fazer uma ilustração e foi isso que fiz. Eu não fazia ideia do que o livro se tratava e nunca havia lido, por isso, procurei resenhas, sinopses e foi até o site da autora atrás de informações para que eu tivesse ideias. Eu nem sabia qual era as características da personagem principal, mas achei que o meu desenho combinaria mais se ela fosse loira e de olhos azuis.
Depois de ficar mais de 5 horas fazendo o lineart e pintando, finalmente havia terminado. Só faltava agora fazer a capa.

Diário de uma garota nada popular

Por mais que eu ache que ficou uma poluição visual (não consigo conter meu gosto por exageros), eu gostei um bocado e tinha esperanças de ganhar o concurso. E qual foi a supresa quando fiquei em segundo lugar? Não fiquei só feliz por ter ganho o meu primeiro concurso de Design, mas também porque o meu prêmio é nada menos e nada mais que um exemplar d'O Diário de uma Garota Nada Popular e mais 15 livros da Editora Record! Nunca ganhei um prêmio tão incrível desde o meu moletom do Tokio Hotel que atravessou os mares até chegar a mim. Sou super fã da Editora Record, principalmente por ela ter os livros da Meg Cabot e nem acredito que vou receber tantos livros de uma vez só. Vou ver se quando eles chegarem eu faço um vídeo mostrando-os. Sempre quis fazer um vídeo e talvez essa seja a oportunidade.

Princess

Esse é outro desenho que fiz, infelizmente, ao passar para a internet o cabelo da menina mudou de cor e ficou horrível! Na verdade, ele era roxo e não esse azul estranho ): A ideia desse desenho surgiu do nada em uma manhã triste (que não tem nenhuma relação com decepção amorosa apesar de ter um coração desenhado no peito dela) e decidi realmente levá-la para frente. Queria criar um nome e uma história para ela (tenho mais desenhos dessa personagem, vou ver se os ilustro em breve e coloco aqui), mas não surgiu nenhuma ideia até agora. De qualquer forma, gostaria de compartilhar com vocês e ver o que acham.



Outra coisa que fiz semestre passado e estava louca para mostrar aqui, mas me esqueci é a diagramação que eu fiz do meu livro para um trabalho. Tudo bem, não é o meu livro, na verdade, é uma fanfic minha, a Humanoid Chronicles, que eu tenho um imenso carinho ♥ O professor havia dito que nós podíamos fazer a diagramação de qualquer livro que quiséssemos, então pensei em fazer algo mais pessoal e que eu teria mais vontade de fazer. Como sonho em publicar um livro algum dia, achei que seria legal a experiência. Sei que a capa do livro ficou novamente uma poluição visual, mas achei que o coração ficou bem legal (sim, fui eu que fiz haha). Também tive que apagar o nome da editora que eu tinha colocado só para fingir que era um livro de verdade, mas acho que já dá para sacar qual eu coloquei.
A maior certeza que tenho sobre diagramação é que é o MAIOR TRABALHÃO do mundo. Eu quase joguei meu computador contra a parede e xinguei o Indesign uma mil vezes quando percebia que tinha perdido tudo que eu havia feito. É que, diferente do Photoshop e Illustrator, o Indesign não fica salvando facilmente, você tem que fazer um package chato que entope seu computador de coisas. Jurei até de pé juntos que só iria escrever livros e não iria diagramar nunca mais, mas depois que você vê o resultado final, acha tudo muito bom. O ruim é o processo. De qualquer forma, talvez com o tempo eu aprenda a amar diagramação.
Se há alguma certeza no mundo (apesar de eu sempre estar em dúvida) é que Design realmente é o que eu quero fazer. Além de ser escritora, claro. Ele une tudo que eu gosto em um lugar só e dá vontade de você se especializar em tudo (fotografia, diagramação, ilustração, mock-up, etc). Espero realmente que isso vá em frente, é.

4 Comentários:

  1. Os desenhos estão lindos Dasty!
    15 livros?! Minha nossa, meus parabéns. Estou curiosa pra saber que livros você ganhou.

    ResponderExcluir
  2. Ain, eu acho tão foda design que eu pretendo fazer quando terminar jornalismo. Desde mais nova que eu mexo em photoshop, illustrator e seus derivados, mas nunca conheci a fundo a profissão de design. A capa ficou óótiima! E fico feliz por você ter ganhado os prêmios e eu quero ver o vídeo, hein? SOAHSHASHASHAHS
    Semestre passado eu aprendi a diagramar jornal e revista, que não é tão legal como diagramar um livro, mas eu acho que vale também :D O InDesign quando a gente ainda é "novata" no assunto dá um trabalho do cão pra gente, mesmo. Mas depois tudo são flores quando a gente domina a ferramenta (: Vai em frente, você tem futuro :D

    Ufa, escrevi um livro aqui, risos.
    Beijos Dasty ;*
    Kaká xxx

    ResponderExcluir
  3. acho libda essa profissão! *_*

    ResponderExcluir
  4. Adorei os desenhos. Confesso que também exagero quando quero fazer alguma coisa no computador.
    Acho que já sei qual curso vou procurar no ano que vem (sim só ano que vem já que vou começar um de inglês no final do mês).

    Beijos

    ResponderExcluir