Em Chamas

Eu sei que devia fazer uma sinopse sobre esse livro (que é continuação dos Jogos Vorazes), mas não vou. Porque além de ser spoiler para que não leu o primeiro, acho que vale muito mais a pena você ler sem saber o que vai acontecer. Mas isso não me impede de fazer alguns comentários. Novamente, como disse na resenha anterior a esse livro, eu hesitava a cada capítulo. Se no primeiro eu senti pavor, nesse, esse pavor duplicou, triplicou.
Juro que pensei em virar a noite para terminar o livro, mas decidi parar e ir dormir, não porque de fato eu estivesse com sono, mas eu precisava assimilar todas as informações que eu havia lido até agora. Ainda mais depois de ter lido sobre a morte de um dos meus personagens favoritos, que me arrancou lágrimas e deixou-me extremamente chateada.
Suzanne Collins novamente não decepciona ninguém, e Em Chamas consegue ter mais adrenalina que Jogos Vorazes. Eu, particularmente, não achei o livro longo, mas aconteceu tanta coisa que parecia que eu estava lendo uma bíblia. E por mais que eu hesitasse e falasse “Tudo bem, tenho que dormir, apenas mais um capítulo”, esse apenas mais um capítulo tornava-se vários.
A história deixo-me chocada. Nunca um livro me deixou tão chocada (a não ser Os 13 Porquês, que fez-me até sonhar com a história, é)! Sem falar, pensativa. Todos os acontecimentos fizeram-me pensar e refletir sobre um monte de coisas e cheguei a conclusão de que por mais que a série seja ficção, ela pode estar contando uma parte da verdade de nossa realidade.
Pavor. Medo. Enjoo. Tristeza. Foram as coisas que eu mais senti enquanto lia, diferente de Jogos Vorazes que consegui sentir o frio e a fome que Suzanne descreveu. Talvez eu esteja exagerando, mas a história prendeu-me de tal maneira que eu podia jurar que estava vivenciando as mesmas coisas que os personagens, coisas que eu nunca vivenciei e senti.
A primeira coisa que você precisa se perguntar, quando começar a ler é “Estou preparada?”. E pode ter certeza que por mais que se sinta preparada para ler, nunca vai estar. Com certeza, essa é uma das melhores séries que já li! Estou ansiosa pelo filme e torço para que tudo saia igual ao livro (porque se eu for contar com aquele elenco podre, estou perdida).
Quanto aos personagens, Katniss continua sendo incrível. Peeta sempre irá surpreender-me com sua inteligência, mesmo eu preferindo Gale a ele. E quanto a Cinna, ele sempre será o melhor estilista que já existiu! Cuide-se McQueen*! Haha

*Para quem não sabe, McQueen é um dos estilistas mais famosos da atualidade e continuaria sendo se não tivesse morrido. Acho que se você perguntar para qualquer estudante de moda, qual seu estilista favorito, a resposta será McQueen. A minha, por mais idiota que seja, vai ser o Cinna. Mesmo ele sendo personagem de um livro.

3 Comentários:

  1. Essa série é ótima!
    sou fã da Collins! quero ver o filme! =)

    ResponderExcluir
  2. Eu amei JV e estou louca pra ler Em Chamas, que graças aos céus ficou mais barato...
    Sério, que você prefere o Gale? Apesar de saber pouco dele, sei lá, não curti o cara e o padeiro me conquistou!
    Resenha excelente Dasty!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã da trilogia, eu adorei o livro Em Chamas eu li o livro em dois dias estou super animada pra assistir o filme pena que vai demorar um pouco pra lançar (22 de novembro de 2013), também esperei mais ação no filme Jogos Vorazes estava tão animada que fui na estreia sai do cinema um pouco triste espera mais ação.

    ResponderExcluir