O Centro velho de São Paulo

Old Books

Durante minha vida já fui diversas vezes ao Centro velho de São Paulo, afinal, eu moro aqui. O problema é que NUNCA realmente parei para dar uma olhada nele, só passava rapidamente e geralmente era para comprar coisas que não exigiam muita andança. O negócio é que eu precisa comprar livros da área de design e publicidade para fazer meu trabalho de TCC e o lugar mais apropriado para tal eram os sebos do centro.
Uma coisa eu juro para vocês: me senti no paraíso. Para quem nunca viu os sebos do Centro de São Paulo, saiba que é quase como a Disney dos bookaholics (ou talvez eu esteja exagerando, mas fiquei tão impressionada!).
Quando você vê os sebos por fora, pensa que eles são diminutos, mas então você entra e descobre que eles tem três andares LOTADOS DE LIVROS. Vai desde temas literários até os técnicos, tem livros em francês, alemão, inglês, velhos e novos. A foto acima fui eu que tirei de alguns livros que achei legal visualmente porque o assunto não me interessa (se você analisar, vão ver que são de anatomia e outras coisas estranhas haha), eu devia ter tirado mais fotos, mas estava tão maravilhada que me esqueci. Tem sebos que eu realmente me senti em algo meio Harry Potter, sabe? Aqueles lugares sombrios, empoeirados e cheios de livros legais.
Acabei que consegui comprar três livros da minha área e pretendo lê-los o mais rápido possível. Sei que para muitos talvez as resenhas deles não interessem, então vou ver se posso postar algo sobre isso sem ser maçante.

Praça da Sé

Claro que para mim, como se não bastasse apenas comprar livros, tive que fazer um tour pelo lugar. Sempre tive o sonho de viajar o mundo, mas como posso pensar em viajar para outro país ou estado se nem conheço o meu direito? Por isso comecei pela Praça da Sé, onde nunca entrei na Catedral (é, estou falando sério). QUE COISA MARAVILHOSA! Não sou a melhor pessoa para falar de arquitetura, mas me encanto muito com esse tipo de coisa. Só de pisar no Centro de São Paulo, eu já me sentia em um lugar totalmente diferente, com prédios e casas que me lembravam muito Lisboa e até a França (ou talvez eu tenha o dom de me impressionar mais com coisas do cotidiano do que com coisas de fato interessantes).

Catedral da Sé #1

Catedral da Sé #2

Catedral da Sé #6

Catedral da Sé #3

Para quem nunca foi até lá, dê uma olhada na foto e perceba a altura da igreja! Eu me senti tão pequena quando entrei naquele lugar. Queria realmente ter entrado nas criptas, mas só podia entrar depois da uma da tarde com o acompanhamento de um guia, como eu tinha compromisso, não dava para esperar. Mas não satisfeita, continuei andando pelo centro e vendo as lindas construções de lá.

Centro de São Paulo #1

Centro de São Paulo #3

Outro lugar por onde eu passei foi o Pátio do Colégio. Além da capela, há também um museu onde para entrar você precisa pagar um pequeno valor (mas por causa da minha falta de tempo, só deu para eu dar uma olhada por cima). Também há um café suuuuper legal. Eles mantiveram uma das paredes antigas da capela, sem restaurar, protegida por um vidro para você dar uma olhada. Queria muito ter tirado mais fotos de lá, mas a bateria da minha câmera tinha acabado ):

Pátio do Colégio #2

Centro de São Paulo #12

Agora sobre os livros, comprei o Sintaxe da Linguagem Visual, Criatividade e Marketing e Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. Apesar de ser de um assunto específico que não agrada todo mundo, só de folheá-los já os achei bem interessantes. Aproveitando também, consegui adquirir novos marcadores de página.

O mais legal é que no último marca página há uma explicação de onde diabos saiu o nome dos Sebos.
"Uma das teorias sobre a origem da palavra Sebo, vem do tempo em que não havia energia elétrica e as pessoas liam à luz de velas, o que deixava os livros engordurados. Daí o termo "ensebado", "sebento", gerando mais tarde o termo Sebo, que segundo o escritor Josué Montello, seria o local destinado à aquisição de Conhecimento".

Se quiser ver mais fotos que tirei do Centro de São Paulo, basta acessar meu flickr.

8 Comentários:

  1. Eu fui nesse Sebo do Messias quando fui praí pra capital no começo do ano. Fui nas duas lojas deles, na verdade. Comprei muita coisa, devo ter gastado mais de 100 reais em livros.D: E, realmente, sempre que vou pra São Paulo fico maravilhado com essa parte. Eu fiquei hospedado perto do Largo do Arouche e cheguei a me perder por ficar olhando pras construções. Huahuahuauhauha

    ResponderExcluir
  2. adorei!
    e realmente sebos são incríveis!
    concordo com vc, nem sempre conhecemos nossa própria cidade!
    adorei a tour!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Invejinha dos seus marcadores! Lindos!!!

    Já estou seguindo seu blog! Quando tiver um tempinho, me faz uma visita??

    www.amormisterioesangue.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    UAU como eu amo esse tipo de arquitetura. É a coisa mais linda!
    Moro em São Paulo, e ainda assim não parei pra dar a devida atenção à essas coisas.
    Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo (certo, eu moro em São Paulo... São Bernardo na verdade, mas nunca andei por ai).
    Adoro lugares que tem livros, me sinto em casa.

    ResponderExcluir
  6. Me sinto horrível por saber que moro desde que nasci em São Paulo e nunca parei para dar a devida atenção à esses lugares. Ainda pretendo fazer um tour pela minha cidade, só falta tempo.

    ResponderExcluir
  7. Jura que você nunca tinha entrado da Igreja da Sé?? Gente, aquele lugar é MARAVILHOSO!
    Sério, o centro velho de São Paulo tem tantos lugares bonitos... Tipo, você olha aquelas construçoes antigas e fica bem 'wow'. Aqui em Campinas tem uns lugares assim, também, mas acho que não tanto quanto São Paulo.
    Eu adoreeeeei as fotos *-* lindas demais. Sou que nem você... Sai pra olhar esses lugares e fica babando quase OIUHSFPIAHSFPIUASFIUSA
    Adorei a explicação de onde vem a palavra sebo *-*

    ResponderExcluir
  8. Amei fazer esse passeio com você ao Centro da cidade. Foi muito bom, nos divertimos muito.
    Bjs
    Mamy

    ResponderExcluir