Vestidos de Formatura


Sei que parece que estou atrasada, mas na verdade o baile de formatura do meu terceiro ano do Ensino Médio só será no final de Janeiro (a colação já foi em Dezembro), por isso tive que enfrentar o desafio de achar algum vestido que eu goste. Sou a pior pessoa do universo para se comprar roupas porque quase nunca acho algo que gosto. Como sou criteriosa e tenho um gosto meio exótico, às vezes é difícil achar roupas, tornando-me o terror das vendedoras já que se gosto de 10% de uma loja é muito. Mas é claro que tem suas exceções.
Decidi primeiramente ver para alugar. E é claro, como previsto iria sair caro. Por isso decidi ir ao paraíso dos vestidos, mais conhecido como a Rua José Paulino, no Bom Retiro. Eu já comprei antigamente um vestido lá, mas não fui muito fã porque a maioria das lojas são atacados (ou seja, você tem que comprar um monte de peças e não uma única) e segundo porque a maioria das lojas não tem provadores e os vendedores só deixam você experimentar por cima da roupa. Ou seja, o tal Paraíso dos vestidos nem é tão paraíso se você for ver.
Por isso, tome cuidado quando for lá. Aqui vão algumas dicas:

1) Em hipótese nenhuma compre um vestido sem ter certeza que ele caiba em seu corpo, mesmo que ao provar por cima da roupa ele pareça perfeito. Há vestidos que dão um alívio quando o zíper fecha nas costas, mas muitas vezes eles ficam largos na cintura ou no busto. Depois será uma dor de cabeça para ajustar e pode sair até caro.
2) Se achar um vestido barato, desconfie um pouco. Dê uma olhada na costura e veja se não tem fiozinhos saindo, muitos dos vestidos são mal costurados, o que pode ocasionar futuros rasgos. Encontrei lá, por exemplo, um corpete de pedrinhas tão mal costurado que ao primeiro toque brusco tenho certeza que as pedrinhas voariam longe.
3) Leve o sapato que pretende usar no dia da festa. Assim será mais fácil de saber se precisa ou não fazer a barra do vestido. Dê preferência para vestidos que a barra está de acordo com sua altura, porque a maioria das lojas não faz ajustes e se você levar para uma costureira particular, pode ficar caro.

Eu dei uma olhada bem por cima dessa vez na José Paulino, porque graças a dica de uma amiga, conheci um shopping de vestidos chamado Feira do Vestido de Festa que fica na Rua Júlio Conceição, nº98. O mini shopping possui três lojas: um com vestidos baratos, um com vestidos de preço mediano e outro com vestidos caros. Mas vou dizer uma coisa: os vestidos baratos não são assim tão baratos (porque lá encontrei vestidos de mil reais), ou seja, imagine os caros.
Mesmo assim, de longe, dá para ver que é uma das melhores lojas do Bom Retiro. Eles possuem muitos provadores, atendentes e vestidos dos mais variados gostos. Há até uma passarela com vários espelhos onde todas as mulheres podem desfilar com seus vestidos e se sentirem uma princesa, é realmente divertido! E as músicas que tocam no lugar são muito boas, aumentando a sensação de conforto. Mas, a loja tem seus pontos fracos, como eu disse, não tem muitos vestidos em conta, a maioria é realmente uma facada (ou uma estaca no peito) e não fazem ajustes, ou seja, você pode achar o vestido perfeito, mas se a barra está comprida, é melhor nem levar a não ser que realmente você queira gastar com posteriores ajustes. O que eu realmente acho um absurdo, afinal você já paga caro em um vestido e ainda não pode fazer ajustes neles? Fazê-lo é o mínimo de cortesia que devia ter a loja.
O que importa é que achei meu vestido! Quando a atendente pegou para mim, eu não gostei muito, mas quando vi no meu corpo, achei-o perfeito. O que aconteceu ao contrário com um vestido que vi no Shopping Aricanduva (outra dica de vestidos baratos, lá deve ter umas quatro lojas ou até mais de vestidos e super em conta! Uma vez perguntei para uma moça quanto custava um vestido curto e preto da vitrine e custava vinte reais, isso mesmo que você leu, vinte reais!), achei-o lindo na vitrine, mas horrível no meu corpo. Por isso sempre é bom experimentar antes de sair comprando. Vocês só vão descobrir qual o vestido que eu comprei no post depois do dia da minha formatura! Então aguardem. Antes de terminar o post, gostaria de falar de algumas tendências de vestidos que notei durante a minha busca.

Vestido Sereia: Foi o que mais as atendentes comentavam por ser realmente o vestido dessa temporada. Como vocês podem ver nas fotos abaixo, o vestido começa apertado até mais ou menos no joelho e depois aumentando até os pés, lembrando o rabo de uma sereia. Eu acho particularmente esse modelo um dos mais lindos!



Vestido Império: O vestido império, como podem ver nas fotos abaixo, fica marcado um pouco abaixo do busto, como se lá fosse a cintura e depois ele vem mais folgado. Ele é tão bonito para magras quanto para as mais cheinhas, acho que é uma boa forma até de esconder a barriga para quem tem ela um pouco avantajada.



Vestido Princesa: São aqueles vestidos mais bufantes, comumente usados em festas de 15 anos, mas que também podem ser usados em festas de formaturas. Se preferir, opte por um modelo mais maduro como o segundo, acho que quebra um pouco aquele ar de debutante.



Vestido Frente Única: Esse é bastante conhecido, é aquele vestido que as alças são amarradas atrás do pescoço e as costas aparecem. Ele não é aconselhável para mulheres com ombros largos porque eles ficam mais destacados, mas é muito bom para garotas com pouco busto.



Vestido Assimétrico: Ou seja, que não possuem simetria, geralmente possuem apenas uma alça ou uma manga, sua barra também pode mudar de tamanho dependendo do lado (nos modelos abaixo, você percebe que um lado da barra é diferente do outro).





Vestido Reto: Nem preciso especificar muito, não é? Basicamente são vestidos sem muito volume. Eles podem parecer sem-graças, mas há modelos, que com alguns detalhes, podem ser muito bonitos.




Vestidos curtos: É verdade que nem todo baile de formatura exige vestidos longos, por isso, também decidi colocar modelos curtos para vocês darem uma olhada. Alguns são tão chiques e bonitos quanto longos!









Espero que tenham gostado, e aí? Qual estilo de vestido você mais gosta?

12 Comentários:

  1. Eu amo o modelo império é o que eu vou usar na minha formatura ,e vai ser preto u-u kkkkkkk
    http://depoisdaescola-alice.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que, não só para vestidos, mas para qualquer roupa, um cuidado na hora de comprar, afinal de contas é chato você pagar, seja o preço que for, e depois não ficar legal ou acontecer alguma coisa indesejada .-.

    ResponderExcluir
  3. Eu te entendo quando o assunto é comprar roupa. Sou assim também, preciso de algo diferente e que me chame a atenção. Ás vezes fico com dó das vendedoras que corre na loja inteira amostrando vários modelos para mim e no final eu acabar não levando nada. kkk
    Como já passei dos 15 e daqui a 2 anos tem minha formatura... Ficaria entre os vestidos Império e Princesa.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, quantos vestidos! Sou louca por vestidos, apesar de ter pouquíssimos, alguns são a personificação da perfeição, mas é realmente preciso ter cautela na hora de comprar roupas, as vejo lindas na vitrine e quando as visto fico parecendo um saco de batatas ou algo do tipo, comprar roupa online pra mim é super complicado, acho que não tenho coragem, e em questão de grandes eventos, como formatura, eu teria de fazer uma graaande busca mesmo pra não me arrepender depois. Adorei especialmente o segundo modelo império e o efeito desse curtinho roxo, mas são lindos demais.

    ResponderExcluir
  5. Ameeeei *---* Tenho até o final do ano para escolher o meu.
    Beijos,K
    Girl Spoiled
    http://bit.ly/xJBzE1

    ResponderExcluir
  6. Sou menino e não entendo nada de moda ou vestidos (Apesar de gostar muito mais de vestidos, saias e roupas do gênero do que de calças e shorts), mas acho que gosto mais dos curtos e império. Não sei se minha opinião vale de algo. Só que, se tenho algo à dizer, é isso.D:

    ResponderExcluir
  7. Que lindos *o*
    O meu foi lindo, longo, decote em coração, roxo e em camadas. Adorei as fotos dos vestido e, mais ainda, adorei a maquiagem de alguma das modelos! Lindo lindo, *-* Beijones,

    Rachel Lima
    http://corujando.org/

    ResponderExcluir
  8. Que liiiiiiiiindos, e que dúvida cruel pra escolher entre um deles, eein?
    Mas já que não posso, fico com meus vestidos que nem se comparam a isso mesmo ): haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Minha formatura vai ser esse ano também, amo vestidos curtos e com saia beeem rodadinha awn
    Flor, estou seguindo aqui, me segue de volta?

    http://m-beats.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir