Aprenda a desenhar mangá


Lá estava eu chegando da faculdade, calmamente, ouvindo música e ansiando pelo momento de chegar em casa. Perto de onde eu moro tem um mercadinho com paredes de vidro cheias de revistas e novidades, então, ao passar, vagamente passei o olhar pela vitrine. Foi quando eu parei. No meio de todas aquelas revistas de fofoca sobre os novos episódios da novela estava a coisa mais magnífica que se podia achar em uma banca: revistas de como se desenhar mangá. Não só uma revista. Um kit.
Eu praticamente pirei quando vi que só custava R$4,99. Mesmo assim, entrei em conflito com minha avareza. Sério, eu não sou uma pessoa que sai gastando loucamente por aí. Sou daquela que pensa umas mil vezes antes de comprar alguma coisa. Fiquei um bom tempo namorando o kit e pensando se eu devia ou não comprá-lo e se eu tinha cinco reais na bolsa (e eu tinha).
Mas, de repente, lembrei-me que minha mãe tinha conta no mercadinho, ou seja, eu podia comprar qualquer coisa no nome dela. Juro para vocês que quase pensei em subir aquela rampa enorme para chegar em casa e pedir para minha mãe. Mas eu tenho 18 anos agora, não é mesmo? Então me enchi de coragem, entrei no mercadinho e comprei. É claro que não com meu dinheiro haha.
Esse kit de mangá para profissionais vem a cada quinzena com muitas coisas legais. O único problema é que só o primeiro custa R$4,99. Os outros vão custar R$24,99 (convenhamos um absurdo sem igual). Convenci a mim mesma que só ia comprar o primeiro volume, porém, quando cheguei em casa e mostrei para minha mãe, ela também adorou e pretende comprar o resto para mim (ou o que dá, porque convenhamos, é muito caro).


Na edição dessa vez vem uma revista com algumas dicas e tutoriais, um sketchbook lindinho, folhas A4 própria para desenho, um lápis 2B, borracha de vinil e um lápis art grip azul. Estou louca para consegui a próxima edição porque vem com um manequim articulado que é meu sonho de consumo (na verdade, toda pessoa que gosta de desenhar precisa de um)! Sem falar que irá vir caixas de lápis de cor, tintas e outras coisas para profissionais de desenho. É muita coisa legal! É claro que saber desenhar mangá no Brasil não é quase nada perto do Japão. Apesar da cultura japonesa ser bastante presente no país, desenhar mangá não é algo muito bem visto (afinal, na fase prática de Design da Usp, se você desenhar nesse estilo, está eliminado). Juro que tentei parar e tentar desenhar de outra forma, mas quando tento, meu cérebro trava e se enche de menininhas bonitas com cabelos coloridos e olhos grandes. É claro que eu sei desenhar outros estilos e estou tentando aprimorar, mas já aceitei o fato de que mangá é meu estilo de desenho. E em minha opinião, o mais lindo. Então, se você é assim como eu, vale a pena dar uma olhada nesse kit profissional de mangaka! Nem que seja para comprar só o primeiro!
Para mais informações, vocês podem acessar essa página.

10 Comentários:

  1. Com certeza é algo por qual eu babo loucamente e insanamente, e pena que eu não vou poder comprar, quem sabe esse primeiro ai eu consigo achar por ai e comprar, se bem que o preço dos outros faz jus ao conteúdo, já que vai vir vários materiais que não são nada baratos.
    E o que mais me chamou atenção são justamente os materiais, já que tenho algumas revistas de como desenhar mangá, mas nada muito completo, algumas a mais não seria tão ruim também XP.

    ResponderExcluir
  2. Ahh como já usei essas revistas!!! Quando comecei a desenhar eu comprava todas as revistas que via na banca: Como desenhar Heróis, Como desenhar mulheres, Como desenhar Demônios e Robôs... XD Hoje na faculdade eu uso livros de anatomia, desenho tradicional e naturalista XD O bacana é quando vc consegue misturar um pouco de cada estilo e no final encontrar o seu próprio ^^

    ResponderExcluir
  3. Olha, pode soar grosseiro o que eu vou dizer, mas não são essas revistas que vão aprimorá-la ou um boneco articulado, é você mesma. A Paula deu um bom exemplo de como você pode treinar sem ter que gastar dinheiros: Revistas. Não existe nada melhor do que pessoas como moldes para desenhos. Não sou profissional, longe de ser considerada alguma coisa, mas conheço 8 ou 9 amigos que já completaram curos e desenham a mais tempo do que eu e que me odeiam - admiram pelo fato dos meus traços continuarem a evoluir, mesmo que eu nunca tenha feito nenhum tipo de curso e afins. A verdade é que se você já desenha, apoiar-se em livro é como fazer um processo retardatório. Permita-se criar. Não há nada mais gostoso do que traços livres. Claro, se você realmente sente dificuldade em alguma área, te encorajo a comprar. Outra coisa é espelhar-se em algum desenhista ou mangaká, não como molde, mas como desafio a tentar superar. O meu por exemplo é o Yoh, que faz desenhos para Gothic&Lolita Bible. A cada nova descoberta, teus traços amadurecem naturalmente.

    Eu ainda tenho dificuldade com pés, por isso, atualmente ando fazendo todos os desenhos descalços, é. ._.

    Cria um DA e me adiciona ( http://oldsickcharm.deviantart.com/ ) . Vou ficar feliz em ver seus desenhos futuros. :3 Não se espante, acabei fazendo uma mistura horrenda de antigos e atuais nele. Pretendo fazer a limpa e deixá-lo mais homogêneo futuramente.

    Vale lembrar que desenhar não é questão de talento, mas sim de prática.

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo esse estilo, confesso que já comprei um livro nas bancas para poder desenhar. Mas não obtive muito sucesso hehe. E como tenho esse interesse de aprender a desenhar nesse estilo, acho que vou dá uma procurada por aqui mesmo não pretendendo comprar os outros kits (só se eu tiver um pouco de dinheiro extra).
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Te indiquei p/ um desafio no meu blog ^^ (http://keikokawaiiblog.tk/)

    ResponderExcluir
  6. QUE DEMAIS! Sempre tive vontade de comprar esse tipo de revista, eu desenho, só pra desenhar mesmo, porém não é nada digno nem mostrável.
    Confesso que antigamente eu tinha bem mais pena de gastar meu dinheiro, e hoje em dia ainda tenho, dar 10 conto numa revista é uma coisa que nem passa pela minha cabeça, mas 4,99 por essa aí tá SUPER barato, e vem com isso tudo que tu disse? Meu Deus, por aqui nunca que uma revista dessa vai custar só isso.

    ResponderExcluir
  7. Já vi várias revistas assim nas bancas, mas sempre fiquei com dó de gastar meu dinheiro. Já baixei alguns "manuais" desse estilo e gostei muito, mas só li uma vez e deixei de lado. Acho que ensinam muita coisa, mas o negócio é praticar.

    ResponderExcluir
  8. Não achei caro essa revista em especial. Eu tenho bastante contato com material de desenho, lápis, borracha, réguas, e a maior parte dos materiais valem a pena serem adquiridos. Se você comprar apenas pelo manga, é melhor baixar uns modelos na internet, embora eu tenha achado o conteúdo da revista exelente.
    Alguns itens que vão vir custam muito mais caro avulsos. O modelo é um exemplo você paga no mínimo uns 30 reais se comprar só o modelo articulado...
    Outras coisas como uma curva francesa saem por 20 reais... Vale muito a pena pagar R$24,99 por edição a cada duas semanas, tanto pelo conteúdo quanto pelo material que vem junto :)

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Eu comprava em qualquer banca, mas acho que agora só vende no site ou em bancas especializadas.

      Excluir