Jogos Vorazes (O filme)

Obs: Não vou fazer sinopse do filme, então, leia a resenha que fiz do livro caso não saiba do que se trata. Não é preguiça, é que tem tanta coisa para falar e estou tão eufórica que só de pensar em escrever sinopse, isso me entedia.

Finalmente consegui assistir Jogos Vorazes. Juro que no começo não estava ansiosa. Não é por causa da maldita síndrome de modinha que as pessoas têm, porque, sinceramente, acho que todos deveriam ler Jogos Vorazes e absorver de verdade o que o livro fala (e não ficar só Peeta, Gale, caras bonitos, romances e esse mimimi todo). Quando assisti o trailer, eu não gostei. Achei que não era como eu imaginava e o elenco parecia-me ruim, não batia com as características dos personagens. Porém, depois de terminar de ler o último livro da trilogia, A Esperança, eu senti uma imensa necessidade de ver o filme. Então foram meses de ansiedade, contando os dias para ver a adaptação. Eu tinha certeza que iria me decepcionar, porque isso sempre acontece. Mas não foi o que aconteceu.

Minhas reações enquanto assistia
Eu saí do cinema deslumbrada. Minhas pernas tremiam. Meu coração bateu rápido diversas vezes. Eu chorei. Tomei um SUSTO TREMENDO. Arrepiei-me. Senti na pele muitas das coisas que senti enquanto lia o livro. Eu realmente saí satisfeita. Foi a primeira vez que vi uma adaptação tão boa quanto o livro. Foi MUITO fiel.
Bato palmas para Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson! Falei tão mal deste segundo e não por ser um ator ruim, mas porque não conseguia ver nada de Peeta nele. Ele foi sensacional como Peeta, apesar de não mostrar o lado mais amigável e meigo deste. Porém, eu entendi um pouco do porquê de as pessoas que leem o livro gostarem tanto dele. Quem já lê o blog há um tempo e leu as resenhas, sabe que o Peeta não cheira e nem fede para mim. Gosto mais do Gale, mas não tanto, afinal meu personagem favorito é o Cinna. Já a Jennifer conseguiu mostrar totalmente o lado Katniss da vida. Ela mostrou-se brava, corajosa e teimosa, todas as características da personagem. Realmente a atriz se destacou, a escolha foi perfeita.

A diferença crucial entre o livro e o filme é o seguinte: no livro, vemos o ponto de vista de Katniss e no filme, vemos o ponto de vista na terceira pessoa. Ou seja, eles focaram em detalhes extraordinários sobre a tecnologia existente na Capital. Achei tudo tão bem feito que admirei a imaginação da equipe do filme ao criar algo que em minha cabeça pareceu tão simples e objetivo. As roupas da Capital também são sensacionais. Adorei o jeito que abordaram a moda no local. Effie Trinket estava magnífica! Adorava as roupas, maquiagens e perucas que ela usava. E Woody Harrelson como Haymitch atuou muito bem, foi um dos únicos atores que eu aprovei quando saiu o elenco na internet. Também há bastante enfoque em personagens “por trás dos panos”, como Seneca Crane e o Presidente Snow. O filme não fica preso na visão de Katniss e mostra bastantes detalhes de personagens secundários que são cruciais para a história. É como se o filme completasse o livro.
E quanto ao Cinna como Lenny Kravitz? Convenhamos, eu não gostei e nunca vou aceitar o fato. Não consegui sentir aquela amizade e ternura que liga Katniss a ele como acontece no livro. Quem me conhece bem, sabe que muitos dos meus ídolos são meio gays e andrógenos, por isso, acabei imaginado algo assim para o Cinna, porque, convenhamos, ele tem toda aquela ginga gay que eu gosto muito. Mas o Lenny exala “macheza” e achei-o muito sério. Não tem o jeito divertido e genial do Cinna que admiro imensamente. De qualquer forma, é o que tem para hoje.

Agora, vamos aos pontos negativos:

  • Eu achei que muitas cenas ficam focadas demais em rostos, principalmente no começo. Acho que algumas cenas poderiam mostrar mais o cenário e os personagens de corpo inteiro ou meio corpo.
  • As cenas de lutas passam rápido DEMAIS. No meio da pancadaria você nem consegue ver o que está acontecendo, só vê uns flashes borrados e sangue voando. E nem é tanto sangue assim. 
  • Devia ser mais cruel. Falo isso porque meu amigo saiu do cinema falando que gostaria de participar dos Jogos Vorazes e que achou sensacional a ideia. Eu acho que deveriam ter mostrado o lado mais hostil disso, mas isso seria um problema por causa da censura. O negócio é que o enfoque é a luta contra a opressão e para muitos, pode parecer que o Jogos Vorazes é algo legal. No livro, isso fica muito em destaque porque você sofre junto com os personagens. 
  • Em algumas partes eu achei que faltou um pouco mais de explicação, como eu li o livro, fiquei explicando para os meus amigos. Porém, em algumas partes, achei as explicações ótimas e bem boladas! Sem falar que eles mostraram alguns detalhes ótimos para o pessoal entender a continuação.
Conclusão: Sensacional. É a palavra que mais tenho a dizer do filme e acho que ainda não diz tudo. Os meus amigos que estavam comigo também amaram, mas já vi pessoas também que não gostaram. As críticas geralmente aparecem mais de pessoas que leram o livro, mas, de todas as resenhas que li de outros blogs literário, vi que isso não aconteceu. Então, não foi só comigo essa impressão. Juro para vocês que saí do cinema pensando em comprar a entrada para a próxima sessão e ver tudo de novo. Como já disse antes e repito: ficamos muito tempo na geração fantasia. Que venham os livros “tapa na cara”, quero livros (e filmes também) que me choquem de verdade. Jogos Vorazes está no topo da lista.

PS: Por favor, se você é menina, não fique gritando no cinema. Além de você ficar parecendo babaca, irrita as pessoas. Principalmente eu.

PS2: Fiz questão de assistir o filme com essa camiseta. Toda vez que eles falavam "Girl on Fire", eu pulava na cadeira e sentia-me a própria Katniss Everdeen. Mas, convenhamos, estou mais para o povo que morreu na cornucópia.

13 Comentários:

  1. Ainda estou chocada com o filme, eu não imaginava que eu iria gostar tanto. Tinha outra idéia do que se tratava o filme.Agora que assisti, mais do que urgente preciso ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá. Eu sou mestre em achar defeitos nas coisas, e essa parada de Jogos vorazes já está arrastando um monte de fãs histéricos. E eu sempre penso que se você quiser ter uma ideia da qualidade da coisa antes de conferir, olhe para os fãs. Se forem histéricos demais, não rola.
    Mas você falou tão bem que eu posso dar uma chance para o filme, mesmo tendo menos sangue do que eu gostaria rs

    ResponderExcluir
  3. AMEI esse filme e tive as mesmas sensações que você, achei que a representação ficou mega perfeita! *---* Só fiquei puta pelo Peeta não ter perdido a perna --'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. eu amei muito o filme, ainda não li os livros mais uma amiga minha fala bem deles o tempo toda e depois de ter visto o filme preciso urgentemente ler os livros -q. *---*. ainda bem que quando eu assisti não tinha fãs histéricas, porque também odeio isso u___u

    ResponderExcluir
  5. Também ADORO O Cinna, quando ele apareceu fiquei tãao feliz! E não deixei de notar que fizeram o traço dourado nas pálpebras dele. *.* Embora eu também tenha achado o ator que o fez muito sério, gostei muito da combinação, não vou mentir, é como se ele me transmitisse calma, e eu adoro isso.
    Também não ignorei Peeta e sua cara de tirem-me-daqui.
    GENTE, o Wood foi melhor do que eu imaginava como Haymitch, foi genial mesmo, e eu adoro personagens com senso de humor, então...
    As cenas de luta foram realmente MUITO rápidas, eram as melhores e eu ficava louca esperando por elas, iam embora tão rápido quanto vinham, e as câmeras, os movimentos rápidos, me deram a sensação de que estava lá, por isso não pegava tudo com muitos detalhes, louco, eu sei. Ainda assim eu adorei as cenas.
    Dasty, tinham umas garotas de 13 ou 14 anos que ficaram gritando antes de o filme começar, "AAAAAH, O PEEEEEEETA É LINDOOOOO" "O JOOOOOOOOSH É MEU AMORRRRRRR" "VOU MORRRRRRRRRRRREEEEEER, SOCORRO" "VOCÊS TAMBÉM GOSTAM DE JUSTIN BIEBERRRR?? MEU DEUS, VIRAM O BIQUÍNI DA NAMORADA DELE?? ELA SÓ TEM AQUELE, ATÉ EU TENHO MAIS" Naquelas horas em que você sente falta de um botão "desligar" nas pessoas... A gente fica olhando assim, e meu deus, o que leva uma criatura a fazer uma coisa dessas? Vergonha alheia. Toda vez que aparecia um macho nas telas elas gritavam, insuportável. Esse é o preço que se paga por ir na estréia, tanto que nem chorei nas partes emocionantes, porque o povo ficava resenhando o tempo todo. Socorro
    Modificaram algumas cenas, principalmente de ação, mas o fizeram MUITO bem, não tenho do que reclamar, a camuflagem do Peeta ficou magnífica!
    Só fiquei P da vida porque não teve a contagem como no trailer, antes de eles correrem pra Cornucópia, sabe? Acho que ficaria fantástico.
    A atriz que fez a Rue é muuuuuuuito linda, né? Meu deus, fiquei encantada com ela, bem melhor do que eu imaginava, toda vez que ela aparecia nas cenas, todo mundo da sala gritava "OOOOOOOOOWWWWWWWWN" juro.
    Me surpreendi com a quantidade de gente na estréia, pensei que poucos daqui conheciam e que só ficaria mais famoso depois de Em Chamas, errei feio, a sala tava lotadíssima!
    Fiquei impressionada com as partes das entrevistas, acho que não poderia ficar mais fantástico! Escolheram MUITO bem o ator pra interpretar o Flickerman, foi perfeito, cara. ♥_♥ Enfim, tem tanta coisa pra comentar, saí da sala muito satisfeita, tinha quase certeza de que iria sair decepcionada também. Acho que foi um presente e tanto pra os fãns.

    ResponderExcluir
  6. Se está virando modinha, eu não sei. Mas se tem varias pessoas falando sobre os livros e, agora, os filmes tem.
    É isso, o que chama atenção e pergunta o porque de todos estarem falando sobre isso, é o que me faz querer conhece-lo melhor. Já posso dizer que quero muito ler esse Jogos Vorazes e conferir o filme (?).
    Enquanto ao meninhas que gritam no cinema, posso dizer que já fiz isso hahaha (em um filme distante chamado Lua Nova hahaha). É claro que parei com isso, já que os principais personagem já não me agradam tanto como antes ou porque estou começando até um visão diferente sobre isso. KKKK
    Bom, e novamente digo que vou colocar esses livros nas lista que quero ler ainda esse ano. o/

    ResponderExcluir
  7. Poxa, foi-se o tempo em que eu falava sobre Jogos Vorazes no facebook e ninguém comentava nada!

    Eu tinha a impressão de que ninguém sabia do que eu tava falando.. agora é estranho me acostumar com a fama da série.

    Quando conhecemos algo antes de virar modinha, é mais fácil se apegar. Você vê com outros olhos, sem preconceitos.

    Eu li crepúsculo antes de virar moda e por isso gosto. Hoje em dia é tão odiado que eu acho que acabaria me influenciando.

    Kissu!

    ResponderExcluir
  8. Você também se sentiu como se estivesse lá com a Kat nos jogos? Bate aqui colega xD Parecia que eu estava ao lado dela o tempo todo, sentindo a dor, a angústia, tudo com com ela,foi uma experiencia incrível.

    Ah adorei aqui, estou te seguindo e respondi seu comentário.

    xoxo,

    H.I.

    ResponderExcluir
  9. Eu também falei mal do elenco anteriormente, e OMG eu estava muito errada sobre eles. Todo mundo estava ótimo em seus personagens. O Josh se tornou o Peeta, a Jennifer me convenceu totalmente que é a Katniss.
    O Lenny fica melhor no cinema que na música. Gostei dele sendo Cinna.
    Assim que vi o filme, queria ver de novo. Foi espetacular em todos os sentidos. Nem tenho do que reclamar.

    ResponderExcluir
  10. tive umas reclamaçõeszinhas quanto ao filme, mas, no geral, ele é fantástico *_* quero mt assistir de novo ahaha
    sei lá, a amizade do cinna e da katniss ficou algo meio não-amizade as vezes, sabe? pelo lenny ser tão bonito e hétero, ficou parecendo que rolaria algo - quando nem é verdade.

    ResponderExcluir
  11. O QUE FOI A CENA DELES PEGANDO FOGO? EIN, EIN, EIN? Foi perfeito, lindo, lindo, lindo! Bem melhor do que eu imaginei. Esse filme foi tão fiel ao livro. Eu super amei! Meeeeeeeeeeeeeeeesmo. E estou ansiosa pelo segundo!

    http://almanaquedeescape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também estou muito mais para o povo que morreu na Cornucópia... Quase que dei uma de retardada e fiz o sinal da Katniss (aqueles dos três dedinhos) mas fiquei morrendo de vergonha... kkkk' Lindo, lindo, lindo, é isso que eu tenho para falar. Foi muito bom, saí do mesmo jeitinho que os gifs estão mostrando do cinema, além de ter também tomado um sustão... kkkkk' Fiquei tão feliz por ter me surpreendido, espero que no próximo filme seja bem caprichado com esse :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir