Entre estantes

Livros. Dezenas deles para todos os lados que olho. Separados por conteúdo, literatura estrangeira, literatura nacional, culinária, livros acadêmicos. Alguns me prendem a atenção mais que os outros, mas acabam sendo a mesma coisa para mim: livros. Passo a mão por eles, sinto-os sobre meus dedos, tiro-os do lugar, analiso o título e a capa, para depois colocá-los no mesmo lugar e sentir uma parte de mim indo junto com eles. Sinto uma dor imensa por deixá-los para trás. Ou por não levar o suficiente comigo.
Continuo passando meus dedos de livro em livro enquanto caminho pelas estantes. Imagino mil braços desesperados agarrando minha mão e implorando para sair da estante. Eles tentam-me com histórias maravilhosas, com personagens marcantes e viagens a mundos desconhecidos. Eles exalam o cheiro de novidade, aquele cheiro inebriante. Eles possuem tanta alma quanto eu. Eles tornam-se vivos a cada palavra lida. Queria poder reviver todos ao mesmo tempo.
Mas eu vou embora. Não importa se é uma livraria ou uma biblioteca. Nunca dá para levar todos com você. Nem todos podem ficar com você para sempre. E de repente, você transforma-se em um paradoxo: não sabe se aquele lugar é o seu favorito ou se é o mais odiado. Paraíso ou Inferno? Talvez um pouco dos dois. Talvez um pouco de nada.

9 Comentários:

  1. Livros são minha paixão, tenho uma lista enorme deles para comprar, mas passar numa livraria é uma tortura para mim, fico com aquela agonia de querer levar tudo, mas nunca tenho o dinhiero para comprar ;-;

    Adorei o texto, descreve realmente como me sinto nessa situação.

    Beijos.

    http://myprincess-days.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também estou com uma lista grande livros para comprar e a cada dia que passa, sempre entra mais uma nessa lista.
    Realmente é torturante passar em frente ao uma livraria e não ter dinheiro para comprar todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente o que você descreveu no texto. Sempre fico assim em bibliotecas ou livrarias. Demoro muito para escolher um livro, e quando escolho fico olhando para os outros que deixarei... É complexo e ambíguo isso. Mas é uma das melhores coisas da vida.
    Bjo!

    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. sei como você se sente! sério, ser viciada em cocaína era mais barato do que meu vício em livros... hahaha

    ResponderExcluir
  5. Nossa, concordo com tudo! É muito frustante ir nas livrarias e não poder levar tudo com você, ou na pior das situações, não levar nada.

    Você já viu a Gincana de Revitalização que estamos fazendo? As inscrições vão somente até 25/04, corre lá e participe dos desafios, concorrendo a vários prêmios! http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/gincana-de-revitalizacao-001.html

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. ir em livrarias e bibliotecas pode ser ao mesmo tempo agradável ou doloroso XD

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler. Acho que quem não gosta de ler não descobriu a leitura. É que nem música, sempre vai ter um tipo que você goste, rs

    ResponderExcluir
  8. Alguém já disse: Não sei porque, mas imagino o paraíso como uma grande biblioteca.

    *-*

    ResponderExcluir