Hora de Spleen


É oficial: eu odeio férias. Tudo bem, eu não odeio, mas não as acho mais tão atrativas. Juro que antes eu estava louca pelas férias, pensando em todas as séries que eu ia assistir, nas dezenas de livros que ia ler, entre outras coisas que só dá para se fazer no tempo livre. E eu tinha certeza de que isso ocuparia tanto meu tempo que não me sobraria para fazer outras coisas. Estava pensando na doçura de dormir um dia inteiro sabendo que não haveria nada para me tirar da cama, nada para me preocupar, nada para fazer. O problema é que uma vez isso é legal, mas quando é todo dia, você acaba cansando.


E o problema não está justamente nas férias, está na minha falta de vontade em fazer coisas que deveriam ser feitas como: ler, assistir séries e escrever. A única coisa que ando fazendo de produtivo é desenhar, porque as outras coisas estão paradas. Estou enrolando para ler um livro. Estou enrolando para assistir séries. O máximo que faço do meu dia é ficar encarando a tela desse computador sabendo que não há mais nada para se fazer porque todas as redes sociais já foram atualizadas e todos os meus blogs favoritos já foram lidos de cabo a rabo. Aí eu entro em uma crise existencial que chamo de tédio depressivo.
Tédio depressivo é algo que sofro e só percebi faz pouco tempo. E nenhum psicólogo inventou o termo, fui eu mesma. Não é depressão porque basta eu assistir Hora de Aventura e já estou pulando por aí feito criança com cinco anos. Tédio depressivo é quando você se pega com um tédio tremendo, daqueles que ocupa todo o espaço e ainda fica te cutucando para que perceba sua presença. Você tenta ignorar, mas lá está ele fazendo caretas para você. Você tenta afastá-lo, mas ele entra na sua cabeça e então surge a crise existencial. Já que nada prende sua atenção, o tédio faz você pensar na vida. E não há nada pior que pensar na vida. Porque as conclusões que chega geralmente não são muito boas. Então, seu lindo dia é estragado e você começa ver tudo preto-e-branco. Tudo sem graça, sem razão. E é isso que acontece comigo nas férias.
Não fez nem duas semanas que acabaram as aulas e já não aguento mais essa falta de compromisso. Quero ir para a faculdade. Quero aprender. Quero correria. Quero conhecer lugares novos. E é claro, você deve estar pensando em uma solução simples: “Vá sair por aí, dá para fazer isso nas férias”. Claro que dá. E eu já tentei. Mas eu não consigo sair de casa, é como se eu tivesse um cordão umbilical que me prendesse aqui. Só de pensar em sair, dá-me uma preguiça gigantesca. Sem falar que sair não significa necessariamente que vou me divertir, na maioria das vezes isso mais me aporrinha do que qualquer coisa. Shopping, barzinhos, baladas, isso tudo me aporrinha. Quero conhecer coisas novas. Quero aventuras malucas por São Paulo igual fiz recentemente.


Só quero acabar com esse meu maldito tédio. E eu ainda tenho um mês de férias.

Obs: Se eu estivesse na escola, estaria agradecida pelas férias porque as prefiro a aquele manicômio. Mas, como estou na faculdade, as coisas mudaram. E como o próprio Álvares de Azevedo já disse: “Quem uma vez bebeu o suco das uvas purpurinas do paraíso, mais nunca deve inebriar-se do néctar da terra”.
Obs2: Uma boa forma de passar o tempo é assistindo desenhos no Cartoon Network. Juro para vocês, eu poderia assistir Hora de Aventura o dia inteiro.
Obs3: O Google me disse que o termo certo não é tédio depressivo e sim tédio existencial. Mas quem se importa.

15 Comentários:

  1. Durante muito tempo senti uma certa repulsa pelas férias, mas preciso dizer que estava ansiando muito por elas! Eu não estava mais aguentando o cansaço ^^'
    E ter encontrado ótimos amigos também contribui pra que eu goste de estar de férias :)
    Inclusive, uma das minhas amigas é super fã de A Hora da Aventura e vive tentando me fazer assistir, mas preciso dizer que o cachorro me dá muito medo x.x vai entender...

    ResponderExcluir
  2. O que comentar se você já disse tudo? Eu também estou de férias, não odeio, mas também não gosto. Se me permiti, vou adotar esse termo de "tédio depressivo" também pois é exatamente isso que traduz as minhas férias inteiras! Também não tenho vontade de sair de casa, fico pensando na vida e realmente a conclusão que tiro não é nada boa e acaba estragando tudo, haha.

    Adoro seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, estou igual a você na segunda semana de férias da facul. com uma lista imensa de coisas para fazer e não tenho vontade quando vou dar conta já estou na frente do note sem fazer nada de interessante. OMG espero conseguir mudar essa fase.
    Eu acredito que hoje em dias as pessoas tem tantas coisas para fazer e acabam não sabendo bem o que fazer ( meu caso), e não se focam em nada e tudo o que fazem não dá o prazer esperado.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. ah, me sinto feito você (também enrolo para fazer TUDO nas férias) mas não ao ponto de não gostar de uns dias de folga hihi tenho só quinze dias (que começaram segunda) e já estou com saudade hahaha

    ResponderExcluir
  5. Amei o posty!
    Eu acabei de descobri q sofro do mesmo problema! Tbm estou com Tédio depressivo ;/
    O pior de tudo é q estou desempregada e apenas estudando pro ENEM (E estudar em casa sozinha é um tédio) Entendo totalmente a sua falta de interesse em sair de casa, é uma coisa estranha neh? Agente não aguenta mais o tédio de ficar em casa, mas quem falou q queremos sair? rsrs

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço o tédio depressivo, ele sempre surge na minha vida, só não sabia que o nome perfeito para ele era este=tédio depressivo!
    Você curte o CN? Ha eu sou mais Disney.
    ADOREI O POST DASTY!

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    pirei mais ainda com gif de adventure time e que você assiste :DD

    ResponderExcluir
  8. Também tenho disso, estou em casa, acordando tarde, fazendo nada o dia todo e eu sei que tenho que valorizar esse tempo porque quando as aulas voltarem, eles serão tudo o que eu mais vou querer. Então eu fico lendo, assistindo minhas séries e comendo MUITO, coisa que é ruim porque isso só compreende muita besteira: montanhas de doces por dia e por aí vai. Me reprimo mentalmente, e 2 minutos depois já o estou fazendo de novo. É a vida.
    Também estou com uma preguiça enorrrrrme de sair de casa, só de pensar nessa hipótese tenho vontade de voltar para a cama, aliás, aqui tá chovendo horrores e passar o dia todo na cama me soa muito convidativo. Só saí ontem, em plena manhã, em baixo de chuva, porque tinha um objetivo muito forte: ir ao centro da cidade, entrar naquele Alfarrábio e comprar meus livros. Mas voltei rapidinho e fui logo fazer nada outra vez. Adorei o post, Dasty! *.*

    ResponderExcluir
  9. Puts, estou no ensino médio ainda, deve ser por isso que fico clamando férias o tempo todo. Mas infelizmente no lugar de férias minha escola nos presenteou com um greve que deve dura uns três meses, provavelmente.
    Greves são como férias, só que o inverso. Nas férias você acorda a hora que quer sem preocupação. Na greve você mal dorme porque ta preocupado demais com os trabalhos e provas marcados para depois da greve. Só um exemplo. Existem vários outros ainda.
    Queria passar logo no vestibular. Sei que as coisas não são mais fáceis do que no ensino médio, mas eu imagino que seja como uma caminhada até o meu futuro promissor e pensar nisso me deixa feliz e mais animada. Sem contar que todo mundo diz que faculdade é muito divertido (não é só diversão, claro).

    Enfim, nada mais para comentar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Começa a ler o livro "A Fera" ou o livro "O pequeno Médico" que vc vai ler rapidinho e se entreter bastante ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu sinto esse tédio depressivo também, desde sempre! As vezes é tããão grande que eu fico dando F5 nas páginas da internet, só pro tempo passar :( Nem quando eu estava no ensino médio eu queria ter férias (acho que porque sempre gostei da agitações dos meus dias na escola, sdds). Não vejo a hora de voltar a estudar!

    E ameeeei os gifs! Assisti só um episódio do Adventure Time, porque tenho preguiça (óbvio rs), mas gosto muito dos gifs que brotam na internet!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Estou em greve, minhas "férias" deve estar durando mais do que as suas, e eu estava tao a toa quanto vc, o pior é que eu gosto XD Mesmo tendo que estudar japones, ainda não fazia quase nada... É tenso XD

    ResponderExcluir
  13. Tédio depressivo... Eu não sabia bem como chamar isso também. E sei como se sente porque a faculdade,apesar da correria de final de período,ainda é bem mais divertido do que o colégio.

    P.S.: gosto desse desenho *w*

    ResponderExcluir
  14. Eu odeio me livrar dos meus colegas de escola/hospício, mas que bom que vamos passar as férias juntos!! YAY! Bom, do jeito que você está, sorte sua as férias não durarem três meses, como nos EUA, pois a essa altura, vc já teria morrido de tédio.
    PS.: HORA DE AVENTURAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  15. Acho que eu também tenho isso kkk '-'

    ResponderExcluir