Senhor dos Anéis - As Duas Torres

Finalmente, depois de muita enrolação, terminei o segundo livro da trilogia Senhor dos Anéis. Não sei por que, mas achei a continuação um pouco maçante em relação ao outro livro. O segundo filme também é o que eu menos gosto. Só comecei a ficar realmente com vontade de ler depois da segunda parte.





Nesse livro, a Comitiva do Anel rompeu-se. Frodo e Sam vão em direção a Mordor para destruir o anel. Boromir pereceu. Aragorn, Gimli e Legolas precisam ir atrás de Merry e Pippin que foram sequestrados por orcs. Quem afinal é o homem branco que foi visto na floresta de Fagorn? Será Saruman? O que está acontecendo em Rohan? Quais são os planos de Isengard e de Mordor? 





O livro As Duas Torres é dividido em duas partes. A primeira conta a história Aragorn, Gimli, Legolas que partem para salvar os dois hobbits sequestrados por orcs. Nessa empreitada eles acabam encontrando um “antigo amigo” que dá instruções aos três para que se encaminhem para Edoras, capital de Rohan. Enquanto isso, Merry e Pippin conseguem escapar dos orcs e vão para a floresta de Fagorn onde conhecem os Ents.
Ents são criaturas fantásticas! São humanoides com características arvorescas. Adoro esse estilo naturalista do Tolkien emprega no livro, por isso, foi uma das partes que eu mais gostei. O Ent que eles conhecem primeiramente foi Barbárvore, um dos mais antigos e sábios. A chegada de Merry e Pippin naquela floresta é o estopim para que os Ents se virem contra Isengard.
A segunda parte conta sobre Frodo e Sam. Nela, eles descobrem que estão sendo seguidos pelo terrível Gollum, então decidem capturá-lo e transformá-lo em um guia para que possam passar pelo portão negro. Curiosamente, essa também é uma parte que gostei muito no livro, pois, no filme, é a parte que menos gosto. O que me deixou surpresa é que no filme, Frodo é um babaca, pois abandona Sam. No livro, não há esse abandono. Nunca gostei do personagem dele por causa disso, sem falar que a cara do Elijah Wood me irrita. Não acredito que os roteiristas do filme mudaram algo que é tão forte no livro! Sam é totalmente fiel a Frodo, pois é seu servo. E Frodo também é fiel a ele por este ser valoroso e um amigo. O Frodo do livro nunca abandonaria Sam.

Outra coisa interessante é que Faramir, irmão de Boromir, no livro é bem mais simpático que do filme. Gostei muito dele na história. Ele ajudou muito Frodo e Sam na sua empreitada. E curiosamente, a parte da Laracna (aquela aranha gigante) acontece nesse livro. É uma parte que eu gosto muito e é bastante assustadora, juntamente com os Pântanos Mortos que esconde cadáveres bem preservados. Outro personagem que gosto muito é Gollum. Sei que ele é ordinário e irritante, mas sempre me diverti muito com ele e adoro seu jeito de falar. E também da sua mania de “meu precioso” aqui e acolá.
Estou louca para ler o terceiro e último livro, pois é o filme que mais gosto. É muito bom ler os livros de Tolkien para ter um entendimento geral sobre os reinos criados por ele e também das criaturas e suas histórias. Eu conhecia um pouquinho disso porque tenho um livro de curiosidades do Senhor dos Anéis que comprei da Super Interessante há muitos anos, mas no livro há bem mais explicação.


Obs: Fiz uma maratona dos filmes do Senhor dos Anéis faz algumas semanas. Depois que você lê os livros, você acaba criticando qualquer coisa que eles mudaram. Porém, continuei achando tudo mágico e incrível. Quando acabou o último filme senti um vazio igual sinto ao ler/ assistir Crônicas de Nárnia.

9 Comentários:

  1. Eu ainda nem consegui terminar o 1º, aahh você é minha heroína hehehe
    Mas eu gosto do segundo filme, mais do que o do primeiro oO

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doido pra ler o senhor dos anéis, mas do li o hobbit até agora.
    Quando eu conseguir ler, se eu conseguir, te falo.
    Porque você sempre consegue comentar no meu blog antes de dar tempo de comentar no seu? Rs

    ResponderExcluir
  3. O terceiro é melhor. prometo :)
    Pelo menos, para mim, que me apaixonei por um certo casal que surge no terceiro livro e que não vou mencionar, para não ser spoiler... se bem que deve ser difícil não saber ainda, com tanta coisa que tem na internet a respeito (se viu o filme, mesmo terem excluído quase toda a história do casal, dá pra perceber, no final).
    Bjs

    http://b-lieve.net

    ResponderExcluir
  4. Legal sua visão sobre o livro depois de ter visto o filme . Comigo foi o contrário . Eu li primeiro , e depois assisti os filmes .Como em geral sou muito pragmatico simplesmente fui aceitando as mudanças entre os dois . Eu pensava : " ok , eles tem que condensar um livro de mais de mil paginas em três filmes , normal que não coloquem tudo" . Assim , eu nem me importava .

    Enquanto os fãs mais afoitos se desesperavam por não ter o Tom Bambadil ( esses nerds não são brinquedo não , viu ....) , eu achava normal terem tirado personagens que não eram fundamentais pra história ( por mais que aquela parte seja realmente muito legal) . Mas concordo com voce . Tirar partes não-fundamentais , tudo bem . Agora , alterar as atitudes e personalidades de alguns personagens não foi legal.

    No terceiro livro tambem em uma parte no final que os fãs gostam muito e que não apareceu nos filmes . Acho que vai gostar .

    P.s. Assustador ese gif do Gollum , hehehe. Me senti o ultra-nerd mais desprezado e rejeitado da face da Terra .

    Ah sim , sobre seu post a respeito de seu video feito na faculdade (bom trabalho!!), tenho que concordar com alguns dos comentários . Voce é muto Gata. ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho só o primeiro livro e acabei nunca lendo @_@ Já vi todos os filmes e adoro! A história é ótima mas imagino que o livro deva ter muito mais coisas mesmo.
    Estou esperando sair o filme do Hobbit no fim do ano, acho que vai ser bom :)

    ResponderExcluir
  6. Tá, eu seeeempre tive vontade de ler Senhor dos Anéis, mas até hoje nunca peguei o livro para ler :/
    Espero ter oportunidade. Quero ler os livros que tenho na minha estante e começar a ler livros que toooodo mundo recomenda.
    Beijos,K,
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Eu amo "Senhor dos Anéis" mas ainda não li os livros por só ter o primeiro, e eu sei que eu vou gostar dos livros então vou querer ler os outros e não tenho ainda, no fim eu vou ficar triste, então resolvi esperar (: KKKKKKKKK Simplesmente amo os filmes! Também amo o Gollum, o jeito louco dele falar kk adoro.
    Mudando de assunto, eu vi no seu perfil que gosta de animes e que quer muito ir no Japão, omg, eu também amo animes e sou louca pra ir no Japão kkkkkkkkkk

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  8. adoro apresentar novas manias para as pessoas, espalhar o T.O.C.

    ResponderExcluir
  9. Dasty não tem lugar nenhum que eu consiga falar com você então espero que leia esse comentário, estou lendo o livro Cordeluna, e acredito que você irá gostar, dê uma olhada! Beijos.

    ResponderExcluir