Tasogare Otome x Amnesia

Dessa vez, descobri esse anime no Facebook e não no Tumblr como de costume. Haviam postado uma foto da personagem principal dizendo que esse anime era o mais romântico que já tinham visto. Não sou muito chegada em shoujo (animes/mangás para garotas, geralmente são românticos), mas adorei os traços da personagem e a arte do anime, então decidi procurar mais sobre a história. Para minha surpresa, o anime romântico não era shoujo e sim shounen, que são geralmente animes/mangás voltado para garotos e já explico o porquê.
Tasogare Otome x Amnesia também é conhecido como Dusk Maiden of Amnesia que é algo como A Amnésia da Donzela da Escuridão. Parece um nome bem esquisito, mas realmente sintetiza um bocado da história. O enredo se desenrola em uma escola chamada Colégio Privado Seikyou, onde possui prédios novos e antigos. A escola foi reformada tantas vezes que a parte antiga é quase um labirinto. Por ser um lugar abandonado e sombrio, surgem diversas histórias sobre aparições de fantasmas.
Um dia, um aluno chamado Niiya Teiichi acaba se perdendo no antigo prédio da escola e encontra uma jovem garota chamada Kanoe Yuuko. O que ele acaba descobrindo depois é que Yuuko é o fantasma de uma antiga aluna que morreu na escola e seu corpo ainda jaze no porão. Como ela não se lembra de nada sobre sua vida enquanto estava viva, Teiichi decidi montar um clube de investigação paranormal para descobrir o passado de Yuuko.

No começo, lembrava-me um bocado outro anime chamado Hyouka, no qual os personagens tem um clube que também descobre mistérios. Porém, enquanto em Hyouka tudo tem uma explicação lógica, em TOxA (vamos abreviar) os mistérios são sobrenaturais mesmo e possuem uma forte ligação com o passado de Yuuko.

Yuuko apesar de estar morta, age muitas vezes como se não estivesse. Dependendo da época do ano ou do horário, ela se veste de uma forma diferente (por exemplo, no inverno ela usa roupas mais quentes). Ela fica tão feliz ao saber que finalmente alguém consegue vê-la e tocá-la que acaba se apaixonando por Teiichi. É nessa parte que entra o Shounen na história. O anime é voltado para os garotos porque é BEM pervertido, com direito a personagens seminuas com peitões (em japonês, esse estilo de anime chama-se ecchi também, que significa obsceno). Para quem já está acostumado a assistir animes, isso nem incomoda, mas para quem vê pela primeira vez, acaba estranhando. O termo Shounen é mais aplicado no Japão, porque raramente meninas assistem esse estilo de anime. Já aqui no Brasil, garotas acabam assistindo esse estilo até mais que garotos.
Teiichi, o personagem principal, é o típico garoto sem graça que incrivelmente encanta todas as garotas a sua volta. Quando cria o clube de investigação paranormal, acaba atraindo a atenção de Okonogi Momoe, a típica menina fofa e histérica, que adora histórias sobrenaturais, mas morre de medo delas, e Kanoe Kirie, uma menina que também é capaz de ver fantasmas e tem uma ligação com Yuuko (nota-se pelo sobrenome).
Quem procurava um anime de terror, se decepcionou, porque realmente o enfoque é romance. Apesar de ter cenas pervertidas e muitas delas ficarem apenas subentendidas, dá para ver que os personagens também são bastante inocentes. Nos deparamos com um casal sem futuro, mas que a cada episódio desejamos mais que fiquem juntos. E quando falaram que era o melhor anime de romance, não estavam de brincadeira. Os últimos episódios me arrancaram lágrimas.
Porém, outro enfoque que achei muito interessante é em relação à morte. O anime abordou alguns pontos sobre o mundo sobrenatural que nunca vi antes, por exemplo, o de: nós vemos o que queremos. Na história, algumas pessoas veem Yuuko cadavérica porque é o que esperavam de um fantasma, enquanto Teiichi a via bela, como ela era enquanto estava viva. Também há questionamentos sobre a fé e até onde ela pode levar as pessoas.

Sobre o passado de Yuuko, tenho que dizer que ele é realmente chocante. Os episódios que revelaram sua história foram realmente tristes. O motivo de ela ter esquecido é explicado aos poucos e achei essa parte muito bem feita e diferente de tudo que eu já tinha visto e ouvido. Achei que eles fizeram um ótimo trabalho em relação ao sobrenatural.
Outra coisa digna de ser falada é a trilha sonora, eu achei uma das melhores que já vi. A música de abertura e encerramento são incríveis. Outra música que gostei é uma que toca no último episódio, até pouco tempo não havia saído a versão original dela, mas fiquei feliz em saber que essa semana lançaram! Já ouvi milhões de vezes.
O anime só tem doze episódios, então é bem rapidinho. Ouvi boatos de que foi confirmada uma segunda temporada e que irá sair um OVA (é um episódio extra que não é exibido na televisão japonesa e você só assiste comprando o DVD). Eu realmente adorei a história, ela realmente mexe com você e estou ansiosa pela segunda temporada. Na verdade, estou quase pensando se leio o mangá ou não.


Abertura do Anime



Encerramento do Anime



Música que aparece no último episódio


Obs: As músicas da abertura e encerramento não são a versão inteira. Se interessarem, procurem pelas versões originais que são muito boas!

9 Comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de ver, acho que vou tentar aproveitar os últimos dias de férias e assistir. A música é muito linda e pfvr, se tem uma coisa que é eu amo é chorar com um anime *-*

    ResponderExcluir
  2. Olha só, você fez um review bem acessível pra quem não entende nada de animês.^^

    Amnesia estava dentre os que curti na temporada passada,só que afunilei a minha lista de escolhidos para 4. agora que você me lembrou que devo baixar pra acompanhar.

    sobre Hyouka, é só um animê agradável que não envolve fantasmas [ao menos, eu achei agradável].não acredito que tenha nada relacionado com TOA,além do fato de se passar na escola.^^

    @blogabs
    Blog Abs

    ResponderExcluir
  3. Quando mais nova, adorava animes e tal, agora perdi o costume de ver

    Está tendo uma super promoção no blog, confira!
    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre gostei de histórias de terror, desde o tratamento de choque que eu tive quando meu irmão fez uma maratona de filmes de terror.

    Deve ser uma história muito linda e muito triste. Vou procurar esse anime para assistir!

    Adorei as músicas, obrigada por colocá-las no post!

    apartamento-707.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu amo animes, gostei da historio, vou procurar pra assistir.
    Bjs, Cinthia *-*
    cerejeiraemflor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. a parte supernatural chamou bastante a atenção, agora eu to vendo sailor moon, quando terminar acho que vou ver esse.

    ResponderExcluir
  7. Nunca gostei muito de animes românticos, assisti esse achando q era de terror, mas depois de ter visto passei a gostar de animes de romance. A trilha sonora é incrível e as cenas dos últimos episódios (principalmente o ultimo) me fizeram chorar de emoção.

    ResponderExcluir
  8. CHOREI BALDES DE LAGRIMAS, ALGUEM ME DIGA O NOME DESSA MUSICA PRA MIR IR ATRAS DELA PLEASE

    ResponderExcluir
  9. Os nomes das músicas são:
    Karandorie - Aki Okui
    Chois Jail - Suzuki Konomi
    Requiem - Nao Hiiraigi

    ResponderExcluir