As 22 Regras da Pixar


Vi esse post no blog do escritor Fabio Yabu (também criador do Combo Rangers que fez minha infância mais feliz e das Princesas do Mar, que eu assisti mesmo já sendo maiorzinha) e achei muito interessante. As 22 Regras foram baseadas em tweets da Emma Coats que trabalha na Pixar e serve tanto para roteiristas quanto para escritores. Quem traduziu foi o próprio Fabio Yabu.

1. Você admira um personagem mais pelas tentativas dele do que pelos seus sucessos.

2. Você precisa ter em mente aquilo que é interessante para você como público, não aquilo que o diverte como escritor. São coisas BEM diferentes.

3. Tentar escrever sobre um tema é importante, mas você só vai saber do que a história realmente trata quando chegar ao final dela. Agora, reescreva.

4. Era uma vez ___. Todo dia, ___. Um dia, ___. Por causa disso, ___. Por causa daquilo, ___. Até que, finalmente ___.

5. Simplifique. Foque. Junte personagens. Pule os desvios. Vai parecer que você está perdendo algo valioso, mas isso vai te libertar.

6. No que seus personagens são bons? Jogue-os na direção oposta. Desafie-os. Como eles reagem?

7. Crie o final antes de escrever o meio. Sério. Finais são difíceis, deixe o seu funcionando desde já.

8. Quando terminar sua história, entregue-a ainda que não esteja perfeita. Num mundo ideal ela estaria, mas siga em frente. Faça melhor da próxima vez.

9. Quando você estiver bloqueado, faça uma lista do que NÃO aconteceria a seguir. Muitas vezes o material para te desbloquear vai aparecer.

10. Lembre das histórias que você gosta. O que gosta nelas é parte do que você é; e você precisa reconhecer isso antes de usar.

11. Colocar no papel te ajuda a executar. Se a ideia perfeita ficar só na sua cabeça, você nunca vai poder compartilhá-la com ninguém.

12. Descarte a primeira coisa que te vier à mente. E a segunda, a terceira, a quarta, a quinta… tire o óbvio do caminho. Surpreenda-se.

13. Dê opiniões aos seus personagens. Passível e maleável pode parecer agradável conforme você escreve, mas é veneno para o público.

14. Por que você precisa contar ESTA história? Qual a crença queimando dentro de você que mantém a história acesa? Esse é o coração dela.

15. Se você fosse seu personagem, nessa situação, como você se sentiria? Honestidade empresta credibilidade a situações inacreditáveis.

16. O que está em jogo? Dê-nos uma razão para torcer pelos personagens. O que acontece se ele não conseguirem? Dificulte a vida deles.

17. Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não está funcionando, desencane e siga em frente, até que ele volte e seja útil mais tarde.

18. Você precisa se conhecer, saber a diferença entre dar o seu melhor e encher linguiça. Uma história é feita de tentativas, não refinamentos.

19. Coincidências que colocam os personagens em apuros são ótimas, coincidências que os tiram delas são trapaça.

20. Exercite-se: pegue os blocos que constróem filmes que você odeia. Como você os montaria de forma que você AMASSE?

21. Você precisa se identificar com as suas situações/personagens, não apenas escrever coisas legais. O que faria você agir da mesma maneira que eles?

22. Qual é a essência da sua história? A maneira mais econômica de contá-la? Se você souber isso, pode partir daí em diante.

Sinceramente, achei as dicas espetaculares. Muito diferente das que a maioria dos escritores e roteiristas dão (a maioria já se tornaram clichês, convenhamos e algumas nem funcionam comigo, principalmente quando se trata de inspiração). Vou começar a pô-las em prática.

7 Comentários:

  1. kdpoaksdposakdpoas.. Adorei é pura verdade, e está estampado as regras. Adorei as dicas, porque é algo diferente de modo como eu nunca tinha visto,rs.

    Beijos,  www.7hings.br acessa depois, o blog espera por você!.. 

    ResponderExcluir
  2. As dicas são, realmente, muito boas. Gostei especialmente da 19. É uma pena que minhas histórias não sejam tão sutis e fofas quanto as da Pixar. rs

    ResponderExcluir
  3. Bem não sigo nenhuma dica quando escrevo, sempre as mais básicas como: descanse se tiver com bloqueio, escute música, leio um livro... Adorei as dicas, principalmente a 9. Vou começar a por essas dicas em praticas também.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal mesmo :D Eu queria voltar a escrever, mas depois de um ano de jornalismo não consigo mais T_T Muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Gente amei essas dicas, deu até vontade de retomar uma velha história que eu comecei a escrever aqui e nunca foi pra frente *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa dica 9 vale ouro. Muito animador ler todas essas dicas.=P

    ResponderExcluir
  7. É por esse motivo que sou apaixonada pela Pixar. Sério ♥ Eu tinha visto isso em outro blog e me inspirou a voltar a escrever, considerando que já faz mais de um ano que não faço isso.

    ResponderExcluir