O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

No dia que eu descobri que iam fazer o filme do Hobbit, simplesmente fiquei super ansiosa para assistir mais um filme baseado nos livros do Tolkien. Sou apaixonada por Senhor dos Anéis desde pequeninha e depois de ter lido os livros, simplesmente me encantei mais ainda.

O Hobbit, para quem não sabe, é uma história anterior ao Senhor dos Anéis que não faz parte da trilogia e que conta como Bilbo Bolseiro conseguiu o anel que posteriormente daria a seu sobrinho Frodo. Mas a história não é só isso.

Os Hobbits são conhecidos pelo seu conforto e por serem caseiros, ou seja, Bilbo nunca sonhou que um dia participaria de uma aventura. Após conversar com Gandalf, o mago cinzento, ele recebe em casa a visita de treze anões e descobre que foi convidado para participar de uma aventura que consistia em ajudá-los a recuperar sua morada que fora invadida por um dragão chamado Smaug. Apesar de repudiar esse tipo de coisa, Bilbo acaba aceitando e embarcando numa perigosa jornada pela Terra Média.


Basicamente é isso. Não precisa ter lido os livros para entender, nem ter assistido Senhor dos Anéis. O legal do filme é que explicaram MUITA coisa. Acho que isso deve ter ajudado mais ainda as pessoas a compreenderem a história.

Gente, achei o filme divertidíssimo! Super engraçado, com cenas de ação muito boas e com uma história que te prende por três horas. Duvido muito que quem não gosta de Senhor dos Anéis não vai gostar desse filme. Enquanto um era mais sério, esse realmente usou o artifício do humor e da diversão para prender a atenção das pessoas.

Outra coisa importante: eles mudaram bastante coisa do livro. Algumas coisas que eles mudaram, se não me engano, eles tiraram algumas informações dos apêndices que aparecem no final do último livro do Senhor dos Anéis. Mesmo assim, as mudanças me agradaram bastante. Eu não fiquei com aquela mania chata de: “Nossa, por que eles mudaram isso? Não é assim no livro”.

A qualidade das cenas também me impressionou muito. Os cenários, caracterização dos personagens, o visual, cada detalhe deixou-me de boca aberta. Bato palmas para a parte dos orcs que vivem no subsolo, achei que eles fizeram um trabalho muito bom. A trilha sonora – algumas músicas já foram utilizadas nos filmes do Senhor dos Anéis – continua incrível e adorei terem colocado algumas músicas que os personagens cantam no livro (colocaram três! Fiquei felicíssima porque adoro as musiquinhas que tem nos livros do Tolkien).

Quanto aos personagens, pela primeira vez senti uma enorme simpatia pelos anões. Era a raça que menos chamava minha atenção e agora tem todo o meu respeito. Divertidos, engraçados, atrapalhados e corajosos, adorei muito a personalidade deles e toda sua história. Fiquei feliz também de alguns personagens de Senhor doa Anéis aparecerem (porque não deveriam) como Galadriel, Elrond e Saruman. E achei legal eles terem feito uma conexão entre os problemas acontecidos no Hobbit com o que vão acontecer posteriormente em Senhor dos Anéis, mesmo que no livro isso não exista (além da existência do anel, obviamente).

Gollum, então, é praticamente a estrela do filme. Não tem como não amar aquela criaturinha asquerosa! Ele foi o que mais arrancou risadas das pessoas e de mim arrancam “awns” por conta dos seus olhos grandes e esbugalhados.

O único ponto negativo que meu cérebro pouco crítico conseguiu captar foram as lutas. Achei algumas rápidas demais, só apareciam vultos e eu ficava: “Nossa, o que está acontecendo agora? Não vejo nada”.

Se vale a pena? Vale muito. Juro, saí do cinema querendo assistir mais umas mil vezes. Quando sair todos os filmes (parece que será uma trilogia), vou ficar feliz em fazer uma “maratona Tolkien” aqui em casa. Quero companhia para os meus DVDs do Senhor dos Anéis.

Obs: Adoooorei o Radagast no filme! Eles fizeram um ótimo trabalho, tanto na caracterização do personagem quanto em sua personalidade (apesar dele não aparecer no livro).

12 Comentários:

  1. Eu AMEI O Hobbit! Ficou muito bom,preciso rever :)
    E preciso ler o livro também,aliás.

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii o Hobbit, e eu preciso assistir o Senhor dos Anéis...

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que você gostava! Confesso que não consigo assistir Senhor dos Anéis e até tentei! Mas Hobbit me impressionou! Tão fofinho!

    ResponderExcluir
  4. ainda não vi o filme, quero muito, vou tentar ver nas ferias ;D

    ResponderExcluir
  5. Vi ontem o filme, em 3D e achei o máximo. ADOREI mesmo! Não li o livro ainda e me irritei porque saí do cinema, fui a livraria e não tinham nem pedido para o livro, pode isso, gente?!!?!?

    Afff....

    Belo post

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Também fico super confusa na hora das cenas de luta dos filmes de ação. São rápidas demais, não consigo acompanhar! Rs...

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  7. Eu pretendo assistir... um dia, ainda não vi todos os senhor dos aneis e queria ver antes de assistir o hobbit (mesmo já sabendo que dá pra ver independentemente). Mas sempre que eu pego o dvd eu fico com sono e acabo tirando um cochilinho no meio do filme poaskopaskpoaksopas enfim, um dia eu assisto tudo!

    ResponderExcluir
  8. Ate já tentei assistir Senhor dos Anéis, porém eu acabo dormindo no filme. Mesmo assim eu fiquei curiosa para saber desse filme.

    Dasty, eu já pensei seriamente em mandar fazer o vestido. Já o que quero e imagino, nunca acho haha

    ResponderExcluir
  9. Vamos combinar o Smigol é lindo! Sério é um dos meus personagens preferidos! Estou louco para assistir o filme, mas quero primeiro re-ler o livro antes. Saiu vários livros né? Estou louco para ler todos! E assistir todos os filmes também.

    Beijos&Beijoswww.7hings.com.br! Conto com você.. 

    ResponderExcluir
  10. Esse post me deixou ainda com mais vontade de assistir ao Hobbit :D nossa, deve ser muito bom. La na minha cidade algumas pessoas se reuniram para ir na estreia. Mandaram fazer capas, aneis e sei la mais o que. Deve ter sido muito legal, mas eu tive que viajar e nao pude participar. E a estreia ainda foi no dia do meu niver! Queria muito ter ido.

    ResponderExcluir
  11. Achei O senhor dos aneis chato pra cacete, tanto que abandonei a leitura do primeiro livro e assisti os filmes a pulso. Já d'O hobbit, gostei bastante. Minha irmã foi à Salvador assistir a exibição especial com super tecnologia, 48 frames por segundo e blábláblá, mas fiquei em casa graças a recuperação :/ Estou super ansiosa para assistir, agora que estou "livre" haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Dasty!
    Eu amo o livro e estou muito ansiosa pelo filme. E curiosa em saber se foi boa ideia em transformar um livro em uma trilogia.
    EU AMO GOLLUM. A história dele é muito trágica e seu amor pelo precioso e toda a ruína que isso lhe trouxe poderia render um livro próprio.

    ResponderExcluir