Imagina na Copa


Acho que não só no Brasil como em qualquer parte do mundo existem dois tipo de pessoas: as que reclamam e as que fazem alguma coisa. As que reclamam geralmente gostam de colocar a boca no trombone, mas não faz muita coisa para mudar sua situação. O segundo tipo de pessoa não só pensa no que pode fazer para melhorar determinada coisa, como faz. Foi basicamente assim que surgiu o site Imagina na Copa. Surgiu daquela frase tão costumeira da atualidade: "Nossa, se a coisa já está assim no Brasil, imagine na copa!".

Então, um grupo de jovens que decidiram mostrar que há outro lado da moeda, então, criaram um site com esse mesmo bordão para reunir jovens brasileiros que estejam ajudando o Brasil a tornar um país melhor.

"Nós acreditamos que o Brasil pode sair campeão dessa Copa. E isso vai além do futebol. É a hora de a gente aproveitar esse momento para mudar nosso país pra melhor. Em vez de usar “imagina na Copa” para reclamar do que está errado, vamos usar “imagina na Copa” para nos unir e fazer dar certo!"

No site, toda semana eles postam vídeos que contam a histórias desses jovens transformadores e que podem servir de inspiração para os outros.


Todos os projetos podem ser encontrados aqui. Lá não só tem vídeos sobre os participantes, como textos explicativos e também dicar de como fazer os mesmos projetos. Eles também pretendem fazer oficinas nas cidades que sediarão a copa. Então fiquem espertos, e participem! Bora colocar a cabeça para pensar e criar projetos tão incríveis quanto os já feitos!

Obs1: Hoje mesmo estava assistindo um documentário chamado Tropicália, que conta sobre esse movimento musical no Brasil e também sobre o contexto histórico da época. Ver aquelas pessoas lutando contra a ditadura e almejando um país melhor para todos fez com que eu me perguntasse o que diabos eu poderia fazer também? Talvez essa seja uma resposta para mim e também para você.

Obs2: Além de assistir Tropicália, também assisti um documentário estupendo chamado "The Finland Phenomenon: Inside the World's Most Surprising School System" (O Fenômeno Finlandês: Dentro do Sistema de Educação Mais Incrível do Mundo). A Finlândia é conhecida como o país com a melhor educação do mundo e o documentário mostra os principais fatores e consequências disso. Também, enquanto assistia, ficava me perguntando: "E se o Brasil fosse assim? E se o Brasil tivesse um sistema educacional digno?". Bem, eu não sei nem por onde começar, mas acho que começar a assistir esse documentário é essencial. Você pode achá-lo em inglês aqui e com legendas em espanhol aqui. Infelizmente não tem em português, mas se assistir e compartilhar nas redes sociais, quem sabe não sai um logo? Assista, sério. Sem falar que você vai treinar dois idiomas: inglês e espanhol.

9 Comentários:

  1. Eu apesar de não reclamar não faço nada :'/ eu não sei o que fazer, mas eu quero fazer algo sim, por onde começar?! rs Vou assistir ao documentário, até então só conheço a educação que é aplicada no Japão que acho maravilhosa, quem dera se a educação do Brasil fosse assim, um dia tomara que cheguemos lá ~ beijos s2...

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta ideia. Vou visitar o "Imagina na Copa" agora.
    Curto gente assim, que não entra no bordão do mais do mesmo.

    Valeu a dica!!!

    Galeria de março no ar, Flor!!!
    http://www.listerealize.com/2013/03/galeria-do-leitor-muito-amor-em-marco-de-2013/

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  3. Cara, a melhor dica que eu recebi hoje. AMEI AMEI
    não sei nem o que comentar prq realmente vc falou TUDO, mas eu to de saco cheio desse 'imagina na copa"
    ou "e o sarney roubando lá..." kkkkkkk é um saco gente q só fala isso

    ResponderExcluir
  4. É complicado isso ai, acho que grande parte dos problemas poderiam ser resolvidos com educação de qualidade, que é um problema grande para uma pessoa, para 10 pessoas, para 100 pessoas. Precisariam de muitas pra realmente mudar nós aqui da nossa faculdade não conseguimos nem tirar nosso odiado reitor.

    ResponderExcluir
  5. Bora dar uma olhada... pq de reclamão o Brasil tá cheio!

    ResponderExcluir
  6. Achei mega interessante e já favoritei o documentário pra poder assistir quando tiver tempo, apesar de já ter visto um pouco sobre a educação da Finlândia numa reportagem (falava sobre vários países, no geral). É realmente outro nível, não dá vergonha ver esse tipo de coisa, dá pena. Pena de nunca ter tido uma educação como essa. E sobre o Imagina na Copa, eu amei, vou visitar o site.

    ResponderExcluir
  7. Nossa,super interessante!
    Vou compartilhar!
    A arte feita no vídeo é muito legal (tipografia) e o conteúdo é melhor ainda!
    Isso de parar de reclamar e FAZER ALGO DE BOM É O QUE HÁ DE MELHOR NA VIDA!!!
    Muitíssimo Obrigada por compartilhar.


    www.flightsanddreams.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse projeto, é isso mesmo que muitas pessoas precisam ver e aprender!

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir