Dia Internacional do Livro

Books. Always.

Dia 23 de Abril, simplesmente o dia favoritos dos bookaholics que eu não podia deixar passar em branco mesmo fazendo esse post em plena madrugada do dia 24. Comemorei só um pouquinho esse dia enquanto lia um livro sobre a Tarsila do Amaral no ônibus, a caminho da faculdade. Pensei e pensei o que diabos podia escrever sobre hoje e a única coisa diferente que me surgiu foi fazer uma coletânea de frases que falam sobre livros ou a magia que há neles. São várias frases que tenho anotadas e que me identifico muito e que, com certeza, vocês também vão se identificar. Então, degustem-nas!

"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante".
(Clarice Lispector)


“Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde - não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quando aprendamos ou nos esqueçamos - iremos retornar”.
(Carlos Ruiz Zafón - A Sombra do Vento)


"Acho que só devemos ler a espécie de livros que nos ferem e trespassam. Se o livro que estamos lendo não nos acorda com uma pancada na cabeça, por que o estamos lendo? Porque nos faz felizes, como você escreve? Bom Deus, seríamos felizes precisamente se não tivéssemos livros e a espécie de livros que nos torna felizes é a espécie de livros que escreveríamos se a isso fôssemos obrigados. Mas nós precisamos de livros que nos afetam como um desastre, que nos magoam profundamente, como a morte de alguém a quem amávamos mais do que a nós mesmos, como ser banido para uma floresta longe de todos. Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo que há dentro de nós. É nisso que eu creio."
(Franz Kafka, carta a Oscar Pollak, 1904)


"Gostaria de saber”, disse para si mesmo, “o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve acontecer alguma coisa, porque quando o abro, existe ali uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço, e toda a espécie de aventuras, feitos e combates — e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países e cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro do livro. É preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas antes disso, já está lá dentro. Gostaria de saber como…"
(Michael Ende - História Sem Fim)

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma livraria"
(Jorge Luis Borges)

"Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos".
(Carlos Ruiz Zafón - A Sombra do Vento)


"Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam"
(John Green)

"Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo".
(Mario Quintana)

"Em quantos livros tinha tocado? Quantos havia sentido? Andou até o começo e fez tudo de novo, dessa vez muito mais devagar, com a mão virada para frente, deixando a palma sentir o pequeno obstáculo de cada livro. Parecia magia, parecia beleza, enquanto as linhas vivas de luz brilhavam de um lustre. Em vários momentos, Liesel quase puxou um título do lugar, mas não se atreveu a perturbá-los. Eram perfeitos demais".
(Markus Zusak - A menina que roubava livros)

Feliz Dia Internacional do Livro ♥

16 Comentários:

  1. Awn, seus posts sempre são ps mais criativos.

    "Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo".
    (Mario Quintana)  ❤

    ResponderExcluir
  2. ARREPIEI com essas quotes <3 a do Carlos Ruiz Zafon principalmente, ele é pra mim o cara que mais consegue traduzir a poesia de um livro nas suas histórias <3
    só fiquei chateada por não ter ganhado nenhum livro ontem =[ queria que Dia do Livro fosse que nem Natal, apenas HAHAHAHA
    Beijocas


    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeira quote da Clarice ♥♥ meu conto mais amado, felicidade clandestina *-* amo.
    Ai depois o lindo John Green "Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam", traduzindo o que eu senti justamente quando lí "a culpa é das estrelas", querendo q todo mundo lesse aquilo tbm *-*
    e por ultimo, Mario Quintana ♥ amo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da foto!
    E amei as frases do John e do Mário.
    Feliz dia do livro pra você.
    Pra leitores todo dia é DIA DO LIVRO.
    Eu amo ler, e cada vez que leio sobre livros ou leio livros este amor só cresce.

    ResponderExcluir

  5. "Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo".
    (Mario Quintana)

    Definitivamente é a melhor frase sobre livros.
    Tem também uma frase sobre o Roarke da série mortal em que ele diz que mesmo sem conseguir entender o que umlivro dizia ele ainda assim se sentia impelido a folheá-lo, a tentar entender. Eu achei tão linda a frase, vou ver se encontro.
    Angel Sakura@euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que frases lindas, mas a do John Green e do Markus <333

    ResponderExcluir
  7. Amo grifar partes de livros que eu gosto. Eu com muita vontade de ler Morte Súbita.
    ótimo post

    ResponderExcluir
  8. "Sempre imaginei que o paraíso fosse uma livraria"
    (Jorge Luis Borges)

    Eu, sempre eu haha. Eu meio que fico boba entrando em uma livraria, o ambiente é tão agravel se pudesse eu moraria dentro de uma.
    Também gostei das outras frases :3

    ResponderExcluir
  9. Encantador este post, eu realmente preciso ler mais livros, me considero noob neste assunto viu, porque vejo tantas pessoas lendo livro legais que eu gostaria de ler, e conheço tão pouco desta cultura, me sinto envergonhada D; hsuahsua bjs

    ResponderExcluir
  10. Vou salvar essa frase do Michael Ende. Disse tudo e eu não acredito que história sem fim é um livro e eu não sabia. Me sentindo idiota. Já fui pesquisar onde tem porque agora eu preciso ter *_*
    Achei o seu post bem criativo sobre o dia do livro e adorei as frases que selecionaste. Principalmente essa do autor que citei acima porque eu adoro história sem fim

    ResponderExcluir
  11. "Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo que há dentro de nós. É nisso que eu creio."
    (Franz Kafka, carta a Oscar Pollak, 1904)

    Nossa, que porrada!
    Post perfeito. Eu realmente não consigo visualizar minha existência sem os efeitos que minhas leituras já causaram em mim. Talvez tudo fosse uma grande bosta.

    Aproveito para avisar que a pesquisa sobre o leitor está aberta, será um prazer se respondê-la.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Responda nossa pesquisa sobre o perfil do leitor:
    Pesquisa sobre o Leitor
    Blog: Liste & Realize

    ResponderExcluir
  12. "Sempre imaginei que o paraíso fosse uma livraria." Eu também ;-;

    ResponderExcluir
  13. Adorei os quotes, em especial do Carlos Zafon. Não me lembro qual foi o meu "primeiro livro", mas me arrepio ao ver pesosas falando dos delas...

    ResponderExcluir
  14. Apesar de atrasado, feliz dia do livro! Aliás, todo dia deveria ser dia do livro, ou pelo menos deveríamos comemorá-lo todos os dias X)

    ResponderExcluir