Estudar Publicidade e Propaganda

Esses dias, a Carole me perguntou sobre como eu acabei optando por publicidade e seu tinha outros cursos em mentes. Ela não foi a primeira que me perguntou sobre minha escolha, como é o curso, entre outras coisas, então, decidi fazer um post especialmente para tentar sanar todas essas dúvidas.

1) Como você escolheu o curso? Teve dúvidas?
Quando eu estava terminando o 3º Ensino Médio, eu queria fazer Design na USP. Decidi que depois que terminasse o último ano da escola, eu iria fazer um ano de cursinho para passar. Porém, acabei dando uma olhada na grade e não gostei. Puxava muito para a arquitetura, e eu gostava mais da parte gráfica.
No meu curso de Design Gráfico eu tinha um amigo que fazia Publicidade e Propaganda no Mackenzie e sempre contava como era lá, sobre os professores, matérias, etc. Quando dei uma olhada na grade e vi que tinha enfoque em Criação a partir do segundo ano (você podia escolher enfoque em Marketing também), decidi que seria essa a faculdade e curso que iria fazer (sem falar no campus lindo que me conquistou de primeira haha).

2) Publicidade x Design
A grade e o enfoque de Publicidade varia muito de faculdade para faculdade. Por exemplo, na ESPM e na USP o foco é praticamente Marketing. Por isso, preste bem atenção no que você quer. Para mim, o que importa mais é a grade. No caso do Mackenzie, você pode escolher Marketing ou Criação.
Você não precisa saber desenhar, não precisa manjar do pacote Adobe, porém, se souber, já ajuda muito. A diferença principal entre Design e Publicidade é justamente isso. Alguns dos publicitários mais famosos não sabiam desenhar nem casinha, mas tinham ótimas ideias. Quem coloca-as em prática é o designer, o fotógrafo, entre outros. O publicitário vai supervisionar, ver se a propaganda vai sair de acordo com o que imaginou e com o que o cliente pediu.
Na faculdade, você vai precisar saber sim o básico dos pacotes da Adobe e de desenho. Talvez no mercado de trabalho não precisará disso, mas, na faculdade, você atuará como designer, marketeiro, criativo, fotógrafo, cineasta, roteirista, pesquisador, entre outros. Por isso, mesmo fazendo Publicidade, se manjar muito de design, você pode sim se tornar designer. Isso depende muito das suas habilidades e experiências. Assim, como pode ser qualquer uma das coisas ensinadas durante os semestres.

3) Publicidade x Marketing
Acredite, os dois andam de mãos dadas. É mais ou menos a mesma relação entre Engenharia e Arquitetura, querendo ou não, um precisa do outro. Você vai ver muito Marketing em  Publicidade (é outra diferença comparado ao Design). Marketing lida com vendas, com a satisfação dos clientes, com estratégias e pesquisas de Marketing. Geralmente, marketeiros trabalham em empresas e uma parte cuidará da Comunicação da empresa, ou seja, a propaganda. Eles contrataram um veículo (jornal, canal de televisão, revista), que ficará responsável por contratar uma agência de publicidade que fará a propaganda. É através do Marketing que o Publicitário saberá como atingir o público-alvo.

4) Porque escolhi Publicidade e Propaganda?
Porque o curso tem um pouquinho de tudo que eu gosto. Você tem aulas de fotografia, pacotes da Adobe, música, cinema, mídias, redação publicitária, ilustração, entre outros. Porém, você também tem aulas de Marketing e também de teoria. Pode parecer ser a parte chata, mas, mesmo assim eu gosto. Acho que todo mundo devia aprender um pouco de Marketing, faz toda a diferença. A parte teórica é um tanto complicadinha, mas também muda seu jeito de ver as coisas. O bom é que depois você escolhe no que quer se especializar e se dedica a isso.

5) Ainda tem dúvidas?
Pesquise muito. Leia o máximo que puder. Visite site das universidades do seu interesse. Veja as grades, principalmente. Procure conhecer pessoas que são da área ou que estão estudando isso. Para ajudar, vou dar dicas de livros que li e gostei sobre a área.

Confissões de um publicitário - David Ogilvy
Raciocínio criativo na publicidade - Stalimir Vieira
Criatividade em propaganda - Roberto Menna Barreto
Tudo Que Você Queria Saber Sobre Propaganda e Ninguém Teve Paciência Para Explicar

Existe também uma série chamada Mad Men que conta a história de publicitários americanos nos anos 60. Muita coisa que você aprende na história da Publicidade e Propaganda, você vê na série. Ela é bem legal e acho que ajuda um pouquinho a ter ideia de como é.

Essas foram as percepções que eu tive desse ano e meio que estou na faculdade. Provavelmente poderei falar mais sobre isso com mais precisão ano que vem, quando começo a procurar estágios e a trabalhar na área. Mas, espero, que isso tire a dúvidas de algumas pessoas quanto ao que fazer :D

6 Comentários:

  1. A grade. Exatamente o que me fez repensar tudo que eu já tinha escolhido até então. Eu estou mega indecisa entre alguns cursos, e publicidade entrou nessa lista bagunçada também por questão das matérias combinarem com o que eu quero. Mas a questão é que eu não sei se o TRABALHO funciona do mesmo jeito. Já vi muita gente dizendo que a faculdade era ótima, mas a profissão em si não é tão mágica e eles sequer usam metade do que aprenderam, e eu morro de medo disso ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Já ouvi muita gente falando que o mercado de trabalho na área de Publicidade é difícil e nem sempre é o que a gente quer. Talvez eu esteja vivendo ainda aquela "fantasia", mas acredito que se você quer algo e se dedica muito a isso, vai conseguir coisas boas. É na faculdade que a gente descobre quanta oportunidade tem, por exemplo, estou fazendo iniciação científica, que é algo que ajuda muito você na hora de conseguir emprego. Existem muitas coisas que a gente pode fazer para melhorar nosso currículo e nosso conhecimento. Se a gente se contentar só com faculdade, a gente não vai longe mesmo.

      Excluir
  2. Já coloquei 'vou ler' em todos os livros e já tô baixando a série!
    Nossa brigada Dasty por este post :))
    Ainda vou pensar muitoooo para escolher, mas ajudou bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou quase me decidido o que fazer, também coloquei Publicidade na minha lista já que fiquei interessante. Mas mesmo tendo algumas coisas que você citou e eu gostei, sinto que não é muito minha área.
    Em relação a série, eu li algumas coisas sobre ela. Pretendo assistir para me decidir melhor *--*

    ResponderExcluir
  4. Que post ótimo, Dasty! É por isso que adoro blogs pessoais - sempre tem umas joiazinhas de post assim, bem feitos e, bom, pessoais hihi Coisas que não encontramos em grandes portais, blogs "de gênero" ou revistas...
    Enfim, nunca pensei em fazer publicidade, embora combine um tiquinho comigo. Acho que isso de pesquisar o enfoque das faculdades que tu vai prestar é EXTREMAMENTE importante: eu, por exemplo, penso em fazer audiovisual, mas só serve se for numa faculdade com o estilo da USP. Já jornalismo (minha outra opção) é menos restrito. Sei lá, a gente as vezes tem a ilusão de que curso superior basta vc gostar e a faculdade ser boa, mas não é bem assim, né?
    Beijo, vou passar teu post pros meus amigos que querem essa área!

    ResponderExcluir
  5. Olha, você é da Mackenzie, sou da Metodista e também faço PP. Lá na Metodista é muito puxado e amplo, esse semestre, por exemplo, o nosso projeto integrado é de criar uma agência e cuidar dela por um ano. Já semestre que vem vai ser sobre mtk esportivo, mas a gente já teve aula de fotografia, artes, cinema, financeiro, história das mídias e devo admitir que não aguento mais ouvir sobre BCG, B2B e B2C HAHAH Mas eu gosto muito do meu cursom na verdade eu AMO e quero mais me focar na área de mídias sociais e quem sabe ser redatora, um dia.

    ResponderExcluir