Sede de cultura

Créditos da foto: IdeaBrasil

Plena sexta-feira de noite. Normalmente vemos as pessoas saindo do trabalho e da faculdade indo direto ao bar ou a qualquer lugar que tenha alguma bebida parar rir e se divertir com os amigos. Mas os meus amigos e eu decidimos ir para a Paulista comer no Habib's e dar uma explorada por lá. Mal cheguei na avenida mais famosa de São Paulo e meus olhos começaram a brilhar de tantos prédios iluminados, um cenário incrível misturado com pessoas dos mais diversos estilos.

O mais divertido de tudo foi justamente quando fomos no Conjunto Nacional. Vou confessar para vocês que além de ser bookaholic e morar em São Paulo há 19 anos, eu nunca tinha ido na Livraria da Cultura. Passei minha vida toda com pessoas dizendo: "Você não conhece essa livraria? Você devia já que gosta tanto de livros!". É que além de morar looooonge do centro, eu ainda vivo em uma zona de conforto perto de shoppings com livrarias e internet cheia de sites onde posso comprar livros mais baratos. Sem falar de sebos, claro.

O negócio da Livraria da Cultura é mais do que apenas comprar livros, é um lugar próprio para amantes de livros que sentam-se em pufes coloridos para lerem o que bem entenderem. Mesmo sendo tarde e mesmo os vendedores já avisando que iam fechar a loja, o local estava cheeeeio de pessoas olhando todas as estantes. Eu mesma, quando pus os pés naquele lugar luminoso, pensei: "ESTOU NO PARAÍSO! QUE LUGAR LINDO!".

Tinha tanta coisa para se ver, tantos livros para admirar, tantas sinopses para ler que eu não consegui nem subir para os outros andares. Tudo era tão magnífico que eu precisaria ter uns dez olhos para captar cada detalhes do lugar. Minha vontade era pegar algum livro, sentar-me e ficar lendo para o resto da minha vida. Porém, na Terra, as livrarias não ficam abertas para sempre e precisam ser fechada as dez horas.

Antes desse episódio épico, nós tínhamos ido até aquela loja Geek que também fica no Conjunto Nacional e que pertence a Livraria da Cultura. Lá tem tudo praticamente da cultura geek e nerd, desde quadrinhos, até filmes, livros, miniaturas, camisetas, entre outros. Eu, por exemplo, fiquei apaixonada pela edição do livro Laranja Mecânica de 50 anos de capa dura e com jacket (que custava 79 reais *chora*). Também fiquei namorando os quadrinhos do Sandman e querendo levar todos para casa.

O mais engraçado foi quando fomos para o segundo andar da loja. Lá tinha uns três nerds jogando vídeo game que quando viram minha amiga e eu adentrando aquele local estranho pararam tudo e nos olharam com uma cara de: ÃÃÃÃÃÃÃ MENINÃÃÃÃS???? Achei um ultraje sem tamanho. Sério, por mais que todos os elementos fossem da cultura nerd, muita coisa lá é também para quem gosta de cinema cult, livros cults, quadrinhos, entre outros. E meninas gostam dessas coisas. É mais comum do que se pensa.Tenho amigas que podem não gostar de tudo desse universo, mas, pelo menos, assistiram Pokémon na infância e colecionavam as miniaturas. Sei que elas não são tão viciadas quanto eu que continuo jogando e comprando-os no McDonalds (quando vendia no McLanche Feliz), mas elas gostavam e ponto.

Sei que muitos dos caras que frequentam a loja não estão acostumados a ver tantas garotas por lá, mas elas existem, sabe? Parece que ainda há aquele preconceito todo com garotas que gostam de vídeo game, ler, quadrinhos e tudo mais. Dá para ver isso até nas redes sociais com aqueles memes babacas falando sobre garotas que ficam se gabando por gostarem de coisas de meninos (nunca vi uma que fizesse isso). Não nos gabamos, só gostamos e ponto. Não é algo de se orgulhar, é apenas gosto pessoal.

Mas de uma coisa eu sei: preciso ir no Conjunto Nacional mais vezes. E conseguir aquele livro fabuloso do Laranja Mecânica.

18 Comentários:

  1. Bom , eu já vi meninas ( e meninos tambem , é claro ) se gabando por gostar de X ( animes , games , determinado tipo de música ) ,
    como se isso fizesse com que fossem melhores que os outros , como se fosse uma qualidade da qual se orgulhar. A tosqueira que a galera alcança nas redes sociais é impressionante.

    Mas acho que vc interpretou o olhar dos nerdinhos lá muito na defensiva . Deviam estar só admirando sua beleza , e pensando algo do tipo " nossa , além de gata , gosta de games!"

    ResponderExcluir
  2. Está cada vez mais normal meninas gostarem de "coisas de menino" e vice-versa, mas ainda tem gente que não aceita isso. Tipo blogar, que era considerado coisa de mulher e hoje existem muito blogueiros homens.

    blog-espelhpdigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. a vc tem sorte, aqui na minha cidadezinha não tem nada disso :'( shaushuahsu sou louca para conhecer um lugar assim, deve ser fabuloso!

    ResponderExcluir
  4. Eu só comprei em livraria 3 vezes. É raro ter preço bom, mas eu amo entrar na Nobel, folhear livros, sentir o cheiro quando a atendente está distraída:D, ver as capas, ver se o livro é grande.
    E mesmo estando de olho no que é lançado sempre descubro algo novo e diferente.

    Este preconceito é real(infelizmente).
    E eu, que só por ter 27 anos, recebo aquele olhar torto(misturado a surpresa ou deboche) quando digo que gosto de ya books, twilight, fantasia etc? Algumas pessoas são tão bobas... Não vou deixar de ser fã destas coisas por causa de certas pessoinhas.

    Até mais Dasty. Gostei do post.
    Adoro a cara da Emma neste gif.

    ResponderExcluir
  5. Amo a livraria Cultura, mas só para olhar mesmo, porque lá é muito caro os livros hahah

    ResponderExcluir
  6. Sonho em visitar a Livraria Cultura!!
    Mesmo o preço dos livros sendo mais salgadinho, o mais importante é o lugar em si. Vejo fotos e fico maravilhada!!!
    Acho que quando for em SP pela primeira vez e for na Cultura eu também vou achar que estou no paraíso, hahaha :)

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aqui abriu uma livraria cultura, será que é tão maravilhosa quanto essa? Estou precisando fazer uma visita urgentemente. Ainda mais depois desse post. *_*
    É, fico pensando as vezes se gostos pessoais se tornaram algo que fazem pessoas melhores do que as outras porque é cada absurdo que se lê por ai '-' Sei lá é só algo pessoal. Uns gostam e outros não, fim.
    beijos :D

    ResponderExcluir
  8. Aquele momento em que você entra em um lugar fabuloso e pensa em acampar lá dentro hahaha. Isso acontece sempre comigo, ainda mais em livrarias *--*

    ResponderExcluir
  9. A Cultura da Paulista é tipo TUDO NESSA VIDA <3 Eu sou tão viciada naquilo lá que às vezes eu desço no metrô da Consolação pensando em ir pra um lugar e vou pra lá SEM QUERER. hahahahaha! é um ambiente muito legal, super aconchegante, e dá pra se perder lá dentro por horas infinitas <3 amo amo amo!
    adorei o post ;)

    beijão
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. so, eu muito quero conhecer este maravilhoso mundo de alice.
    so, acho muito estúpido esses nerds ( insira um termo depreciativo aqui ) que curtem aquelas meninas que tiram fotos com HUR DUR um controle nos peitos e se auto-afirmam nerds.
    so, odeio cada vez mais o modismo que isso está virando. essa febre cancerigena de facebook - chans e afins faz muito mal a saúde mental.

    ResponderExcluir
  11. Só de ver as fotos dos puffs coloridos rodeados por estantes de livros. Tudo bem espaçoso e com cara de confortável já enlouqueci.
    Estou fazendo a lista das 30 coisas para fazer antes dos 30. Achei 1 item. Adorei.

    Ei, saiu a galeria de abril e você tá nela Dasty, beijão e obrigada por responder à pesquisa.

    Beijos,
    Pâmela Rodrigues
    Galeria do Leitor – ABR/13
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  12. Ei, as livrarias Cultura geralmente são lindas. Essa especialmente *_* Parece ser enorme! Mais um lugar para visitar ao ir em SP...

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis visitar a livraria Cultura do Conjunto Nacional e depois desse post então.. nossa! :D

    ResponderExcluir
  14. Como assim, eu que não sou de Sampa já fui na Cultura da Paulista 1000 vezes?! hahahahaha ~

    Ai eu amo livraria, cheirinho de livro + café = ♡

    ResponderExcluir
  15. VC NUNCA TINHA IDO LÁ? D: MEU DEEEEUS. herege! ù_ú
    Eu não sei quantas vezes já fui lá, e eu nem sou de São Paulo. Só fico chatiada que NUNCA consegui sentar nos puffs D:
    Adoro o Conjunto Nacional pq lá praticamente só tem livraria (sério, reparou que a Cultura dominou quase o prédio todo? 8D Tem umas 5 lojas além dessa principal, separadas por tema/editora). E também tem a Geek.etc (que eu só fui uma vez na semana de inauguração, mas é lindo) :3
    Apesar disso a Livraria Cultura do Vila Lobos é a mais especial pra mim ♥

    ResponderExcluir
  16. Alguns garotos não estão acostumados com a presença de mulheres em lugar nenhum... acontece u_u

    Eu também nunca fui nessa livraria, mas eu tenho uma boa desculpa, eu moro em Juiz de Fora, looooonge de SP. Mas pelo modo como vc falou, me deu super vontade de ir *anota na listinha de lugares pra ir quando estiver em SP*

    Mas a Paulista eu conheço! XD É realmente uma avenida muito bonito *-*

    ResponderExcluir
  17. Ei, te indiquei pra uma Tag. Nunca sei quem gosta dessas coisas ou não, então se não curtir muito, minhas desculpas :x

    ResponderExcluir
  18. Em algumas das minhas visitas à São Paulo eu fui na Cultura uma vez e também me apaixonei pelo lugar. É muito mágico mesmo! Porém, já tive problemas ao comprar online com eles. Ainda assim gosto muito da loja. Uma pena que não tem uma dessas aqui na minha cidade.

    Beijo

    ResponderExcluir