Como se concentrar na leitura e entendê-la


Esse post foi uma sugestão da @GigiSalles_Aha, perguntando se no blog havia algum post falando em como se concentrar na leitura. Nunca tinha parado para pensar nisso antes, se havia algum ritual ou algo que ajudasse mais a manter o foco. Decidi dar uma pesquisada e começar a prestar atenção nos meus próprios hábitos de leitura. O post não é só sobre concentração, mas também como compreender do que se trata o livro.

A primeira coisa que preciso falar é que se o livro é bom e te agrada, provavelmente você não precisará se concentrar na leitura, afinal sua atenção foi fisgada pelo enredo e personagens. O negócio complica quando o livro é chato, muito difícil ou técnico. Você precisa prestar atenção no texto porque provavelmente tem prova ou algo do tipo, mas parece impossível. O que fazer?

1º - Não leia quando estiver com sono: Sono e leitura não combinam, mesmo se você forçar, a chances das letrinhas começarem a dançar diante dos seus olhos e não conseguir entender nada do texto são grandes. Descanse e quando estiver mais bem-disposto, tente ler.

2º - Procure um lugar silencioso/ou muito barulhento: Se você já tem problemas de concentração, então é melhor procurar um lugar quieto para ler. Nada de televisão, computador, entre outros. Porém, eu consigo ler mesmo com a televisão ligada e com pessoas falando ao meu redor. Quando tem muito barulho é mais fácil para eu me concentrar do que quando tem apenas um barulho específico (exemplo: apenas duas pessoas falando ao meu lado. Eu acabo prestando atenção mais na conversa do que no livro).

3º - Ouça música: Tem duas pessoas conversando ao seu lado no ônibus e você não consegue se concentrar na leitura? Coloque os fones e ouça músicas. De preferência uma que não seja em português, porque você pode acabar prestando atenção na letra e não na leitura. Eu, por exemplo, também não gosto de ouvir músicas japonesas enquanto leio, porque presto atenção nas letras (mesmo que eu não entenda quase nada). Outra dica é ter um estoque de músicas instrumentais ou clássicas. Mozart é sempre uma boa ideia! As músicas dele ajudam a estimular o cérebro.

4º - Grife: Se o livro é seu, uma boa ideia é grifar trechos que ache muito importante. Isso ajuda a fixar mais facilmente. Se o livro não é seu, compre durex coloridinho e vai marcando no cantinho do livro os parágrafos escolhidos. Depois copie em um caderno ou passe para o Word no computador. Se precisar fazer uma revisão para prova ou qualquer coisa do tipo, você já terá o que é mais importante sem precisar ler o livro de novo. Sem falar que depois fica mais fácil entender o conteúdo do livro.

Eu uso a parte de cima desse post-it para marcar no livro as coisas que acho importante. 

5º Desmembre o que não entendeu: Leu algum parágrafo ou frase e não entendeu? Leu de novo e nada? Tente desmembrar as frases. Leia parte a parte com calma. Se tiver alguma palavra que não entenda, procure no dicionário. Tente descobrir o significado de cada frase e colocá-la de modo que entenda.

6º - Tenha uma meta: Decida quantos capítulos ou páginas vai ler por dia. Leia o suficiente para sentir que avançou bastante na leitura, mas também não exagere, afinal chega uma hora que você não retém mais nada.

7º - Converse com alguém que está lendo o livro: Se você está tendo dificuldade com algum texto/livro, converse com algum amigo que esteja lendo também. Discutam o que entenderam e dê sua opinião. Se ninguém estiver lendo, procure na internet resumos ou resenhas, elas podem ajudar a entender alguns pontos que não ficaram tão claros.

8º - Se precisar, leia duas vezes: Sei que tem livros que é difícil ler uma vez, quanto mais duas, porém, ler novamente ajuda a fixar mais. Quando precisei ler Memórias Póstumas de Brás Cubas para a escola, eu li duas vezes. Na primeira leitura, li sem dicionário, apenas grifando as palavras desconhecidas. Depois que terminei, procurei o significado de todas as palavras e fiz um mini-dicionário. Na segunda leitura, eu usei o mini-dicionário e compreendi mais facilmente do que a história se tratava. Sem falar que o livro era ótimo, não foi nenhum desprazer lê-lo de novo.

Então, acho que é isso! E você? Tem alguma dica para manter o foco na leitura?

19 Comentários:

  1. Interessante essas dicas. Quando preciso ler algum livro pro curso que não tenho interesse eu uso algumas delas. Acho que só a da música não funciona comigo, me concentro na letra (mesmo que seja em árabe) e começo a cantar junto, só funciona se for puramente instrumental mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas *--* eu estava precisando disso viu, eu sou meio difícil de me concentrar na leitura, porque parece que só meus olhos estão lendo, e minha boca porque meu cérebro as vezes fica viajando em outras coisas, acho super estranho :S agora com essas dicas valiosas tentarei melhorar mais minha concentração bjs.

    ResponderExcluir
  3. Dependendo do barulho, como você citou, até da para concentrar. Mas se for um livro que estou gostando, prefiro lugares silenciosos e sem música. Infelizmente tem dias que a mente esta tão longe que por mais que você se esforce nada adianta haha
    *--*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post! Nossa, é extremamente importante para as pessoas que costumam dizer "não consigo ler". Suas dicas são ótimas e, no momento, não consigo pensar em nenhuma para acrescentar. *-*
    Beijos

    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  5. Uma das maiores lutas nesse habitat é contra o sono, a vontade de continuar lendo não combina com a vista embaçada e com os olhos se fechando involuntariamente, sou muito necessitada do silêncio, por isso que amo ler lá pras bandas da madrugada, quando a trilha sonora é basicamente composta pelo barulho do tempo passando no relógio. Tenho pena eterna de grifar os meus livros, mas ganhei uns papéis desses, meio post-it, que serviram como uma luva, inclusive, preciso comprar mais.
    Post muitíssimo útil, Dasty, principalmente a parte do "Quando tem muito barulho é mais fácil para mim me concentrar do que quando tem apenas um barulho específico" nunca tinha parado pra pensar nisso.
    Eike saudade daqui. ♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas. Quando tenho dificuldade para ler algo, principalmente os textos da faculdade, eu releio as frases e grifo algumas palavras chaves.

    ResponderExcluir
  7. Ah, que dicas legais, conheço e uso algumas delas mas, não consigo ler com barulho, começa a me dar dor de cabeça. >.<
    Se é algum livro do colégio, algo que preciso estudar/decorar gosto de ler em voz alta, ajuda a me concentrar na leitura. (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Eu não consigo ler nenhum livro sem um bloquinho e caneta ao lado para anotar as principais partes. E eu grifo bastante também quando o livro é meu. :)

    Beijos,
    Camile

    http://camilando.com/

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita dificuldade em ler livros que são "obrigatórios". Sempre deixo pra última semana - ou último dia.
    Sobre silencioso/barulhento demais, concordo. COnsigo ler na bagunça da sala de aula, e no silêncio é uma maravilha. Já em casa, com mãe e irmã... Não dá!
    Mozart <3 Super verdade, esses dias (fim de semestre) estudei bem que só pra prova (só não sei se fui bem nela), ouvindo Mozart (principalmente), Vivaldi, Liszt...
    Adorei as dicas, vou tentar seguir. E seguirei o blog também ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz de conseguir ler em qualquer ambiente, seja com muito silencio, muito barulho ou com música tocando! Isso com leituras que realmente me interessam... T_T Alguns textos da faculdade só com o professor explicando parágrafo por parágrafo mesmo T_T

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler ouvindo música. É tão bom.
    Ótimas dicas!

    Te indiquei pra responder um selo >> http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/2013/07/fui-indicada-pela-jaine-do-blog-l.html

    Espero que goste! =)
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. gosto de ler só os assuntos pelos quais me identifico e tenho dificuldades para ler algo mais intelectual;adorei as dicas




    ResponderExcluir
  13. Sobre os fones, recomendo Bach. Muito bom pra concentração.

    ResponderExcluir
  14. Estudo para concurso, e como tem que ler várias coisas, leio no barulho mesmo, porque a maioria do tempo nosso é agitado e se formos espera um silêncio, fica muito difícil, então aprendi a ler no barulho mesmo, e consigo compreender do mesmo jeito, só basta você viajar na maionese kkkkk...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Preciso ler Crepúsculo dos Ídolos (Nietzsche) para um vestibular. No começo, eu já me acostumei com a ideia de ter que lê-lo mais de uma vez para compreendê-lo... Mas, vamos lá.
    Adoro ouvir música clássica para ler, Tchaikosvky é sempre uma ótima pedida, há algumas músicas ambientes ótimas também (Chouchou e Antihoney). Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir