Okinawa Festival - 10 e 11 de Agosto

O Okinawa Festival é um evento que acontece em meados de Agosto ou Setembro e que tem, como objetivo, mostrar a cultura okinawana. Para quem não sabe, Okinawa é uma ilha localizada beeeem ao sul do Japão (quando digo ao Sul, é tipo muito longe, fica entre Japão e Taiwan para vocês terem uma ideia). Por isso que eles possuem uma cultura tão diferente e tão igual ao dos japoneses. Antigamente eles não falavam japonês e sim um dialeto chamado uchinaguchi. Hoje em dia, poucos ainda falam. Você ouve esse dialeto mais em músicas e nos rituais. Aqui, no Brasil, na Associação de Okinawa de Vila Carrão, eles ensinam esse dialeto não só para descendentes, mas para pessoas de Okinawa que tem interesse em aprender um pouco mais sobre sua tradição.

O evento contava com 100 barraquinhas de comida e um galpão enorme onde acontecia as apresentações o dia inteiro. Eu fui nos dois dias, passei o sábado inteiro lá e domingo fui à noite. O Festival é realmente incrível! A comida era ótima (só um tanto cara, mas se você procurasse bem, tinha barraquinhas que vendiam as mesmas coisas, só que mais baratas. Eu praticamente decorei a localização das barraquinhas para você ter uma ideia!) e as apresentações eram de encher os olhos!

A foto acima é de uma apresentação de Radio Taissô, que é um tipo de ginástica. Ela é apresentada em rádios e televisões no Japão no período da manhã para se exercitarem (mas pode ser feito em outros períodos). Por mais que essa apresentação seja um tanto "esquisita" para a maioria das pessoas, essa ginástica é muito importante, pois auxilia todo o corpo, evita dores musculares, desenvolve o funcionamento do cérebro e deixam as pessoas mais dispostas e alegres (preciso tentar isso com urgência!). Na apresentação, a maioria era de pessoas de terceira idade, mas todos podem tentar. No Japão, as empresas organizam Radio Taissô com os funcionários, pois isso aumenta a produtividade.

Uma das apresentações mais emocionantes decididamente é do Taikô. Para quem não sabe, esses são os tambores japoneses. Em qualquer festival japonês aqui no Brasil, há grandes chances de ter uma apresentação deles. A diferença do Taikô okinawano do japonês, é que as músicas são de Okinawa no dialeto uchinaguchi.

Clique na imagem para vê-la maior

Clique na imagem para vê-la maior.
As fotos acima são da apresentação do Shishimai (leões). Foi uma das apresentações mais legais! Mostra-se dois leões e uma serpente. Esse tipo de apresentação surgiu na China e depois foi difundida até chegar em Okinawa, eles são associados a proteção contra maus espíritos e contra desastres naturais. A apresentação conta uma lenda de Okinawa, que um dia foi atacada por um dragão e que uma estátua de leão salvou-os do perigo quando tornou-se um leão de verdade. A lenda foi sendo adaptada e hoje a história é sobre dois leões, um fêmea e outro macho, no qual um atrai energias boas e o outro afasta energias ruins. Achei um vídeo no Youtube da apresentação em ótima qualidade, assistam e veja o quanto é legal. Segue o link.

たこやき!おいしいですね!
Imagine você e 100 barraquinhas de comida japonesa? Para quem ama essa culinária foi realmente uma tentação. Acima é o Takoyaki, o bolinho de polvo! Estava uma delícia!
Combinados de sashimi e sushi!
Shimeji, é um tipo de cogumelo. É muito gostoso também.

Onigiri, o famoso bolinho de arroz que vemos nos animes!
Eu também comi guioza, tempurá de sorvete e tomei raspadinha.

Foi um evento incrível! Fiquem espertos em relação ao do ano que vem e outros eventos japoneses que tiverem por aí. É sempre muito bom conhecer culturas novas.

さよなら!また来年!
Tchau! Até ano que vem!

Mirukumunari

13 Comentários:

  1. Eu fui domingo à noite *-* Ia nos dois dias, mas tive outros compromissos e só pude ir nesse horário. As apresentações são SEMPRE perfeitas, a de Taikô encheu os olhos de tão linda. Nem comi muito, não costumo comer nesses festivais (sei lá o motivo), e o legal era que mesmo com barraquinhas cobrando um absurdo, se você pesquisasse, encontraria outras que faziam promoções super bacanas. Mal posso esperar pra ir ano que vem também :D

    ResponderExcluir
  2. parece ser bem legal o evento, acho que sou a unica pessoa da face da terra que ainda não comi sushi kkk . seguindo aqui.

    Abraços
    www.oquefaltou.com
    BR

    ResponderExcluir
  3. Tenho curiosidade para ir em um evento desses só para experimentar as comidas kkkk, ai sim alguma apresentações kkk. *--*

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse evento, parece ser bem interessante, conhecer novas culturas. *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa super legal! um dia quero ir em um evento desses, e sou doida para comer takoiaki deve ser muito bom *nham* bjs :3

    ResponderExcluir
  6. Esse festival parece tão fofinho, e sou dessas que decora a localização das barracas nos eventos também lol

    ResponderExcluir
  7. Que delicia e que saudade, morei em uma cidade onde havia muiiitos descendentes de okinawas, e tinha muitos amigos...As apresentações de Taiko são lindas , me emocionam... Kawaii
    Parabéns pelo post.. adorei de verdade,,
    bjinhus kisu
    ótima semana
    Sayonara
    tathyiana.blogspot.com
    *BR*

    ResponderExcluir
  8. poxa, que lindo. É muito bom ler post assim, mostrando historias e momentos alegres de uma cultura até ,né?

    ResponderExcluir
  9. Poxa, pra gosta da cultura japonesa foi um banho. Bem legal!
    Não sou muito fã da culinária, mas adoro os rituais e outros pontos da cultura.

    Adorei o post, bem detalhado!

    Beijosss,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.com

    ResponderExcluir
  10. MEU DEUS DO CÉU, EU IRIA SAIR ROLANDOOOOOOOO DESSE FESTIVAAAAAAAAAAAAAAL.
    Eu acho tão linda a cultura japonesa, deve ser lindo lindo lindo.
    E cara 100 barraquinhas de comida japonesa? MORRI, minhas lombrigas acabam de me devorar HAUHAUHAUAUHA
    Beijo
    www.sonhosdebrigadeiro.blogspot.com
    BR

    ResponderExcluir
  11. Adorei o festival!
    Bejus, www.nossomosmoda.blogspot.com FB

    ResponderExcluir
  12. nossa, quanta gente *.*
    queria ter ido a esse festival

    ResponderExcluir