Vocês já foram melhores

Existe um tipo de post que ando vendo por aí ultimamente que anda me irritando um bocado. E ele vem se multiplicando bastante como coelhinhos só porque hoje dá para ter blog famoso e ganhar dinheiro. Apelidei carinhosamente o post de Mendigão.

Para descobrir se o post é Mendigão é muito fácil. Nunca vi um que fugisse muito das características que vou citar. Todos são exatamente os mesmos. Até parece que é a mesma pessoa que escreve todos.

1) “Perdi a motivação de postar no blog porque não estou tendo reconhecimento”.
Tudo bem, é super legal saber que seu blog está tendo reconhecimento, ver que recebeu mil comentários, que tem 1091291290129120 pessoas seguindo e curtindo a sua página no Facebook, MAS isso não é tudo. Por exemplo, o meu blog tem o reconhecimento de umas 40 pessoas mais ou menos. Isso é pouco comparado a blogs famosíssimos, mas é o suficiente para mim que não posto sempre e não posto coisas que geralmente atraem multidões (como moda, maquiagem, etc).

2) “Não vejo muitas pessoas comentando nos meus posts nem seguindo o blog”.
E a culpa é do leitor agora? Se ninguém comenta é porque o post não interessa para a pessoa ou ela não tem nada a dizer sobre. Se ninguém segue é porque algo no blog não está funcionando. Escrever um post chatíssimo chorando as pitangas e alegar que a culpa é de quem acessa seu blog é infantil. É mais fácil você tentar ver o que está fazendo de errado e tentar consertar isso. Eu mesma sei alguns problemas do meu blog que com o tempo eu vou tentando resolver.

3) “Estou pensando em deletar o blog”.
Todo mundo já pensou nisso, pelo menos uma vez na vida. Os motivos são variados: falta de tempo, de inspiração, de motivação. Agora excluir um blog porque não virou famoso? Quanto tempo tem seu blog? Dois meses? (A maioria das pessoas que vejo reclamando, criaram o blog recentemente). Poucos conseguem transformar um blog recém-criado em famoso. E mesmo assim, a pessoa anteriormente teve vários e foi criando experiência. Eu tenho meu blog há três anos. Se comparar os primeiros posts com os últimos, dá para ver um avanço, mas há ainda muito a aprender. É difícil torná-lo famoso, não há uma fórmula. Não adianta também copiar, sempre que eu vejo blogs parecidos com os de famosos, eu já aperto o X da janela e nem quero saber do conteúdo.

4) “Os blogs famosos só são de garotas ricas”.
Sim, tem um bocado de meninas ricas aí com blogs famosos, assim como garotas da classe média que compram roupas em fast shop e em brechós. Assim também como garotas que não falam da última tendência da moda e escrevem tão bem que dá vontade de imprimir o post e botar em um quadro. Existem ainda blogs famosos que não ganham nadica de nada de dinheiro. Simplesmente estão vivos porque as pessoas gostam de ter um espaço para bocar a bota do trombone. Também tem um monte de menina que não está nos padrões de beleza estabelecidos pela mídia, que tem blog famoso porque é sincera e posta coisas que os outros e identificam. O que importa é gostar de blogar. Depois, se vier lucro, legal! Se está reclamando demais é porque, sinceramente, você não está preparado para esse mundo.

5) “Vejo blogs famosos com posts ruins e eu que escrevo bem, ninguém comenta”.
Ou a grama do vizinho sempre é mais verde ou ela precisa ser cortada. O negócio é: pare de ficar se preocupando com o blogueiro famoso que escreve errado e só é reconhecido porque é rico. Olha para o seu blog. Como eu disse antes, não adianta ficar vendo pontos negativos nos outros e não perceber os seus. Isso é questão de Marketing. O que você pode oferecer para o leitor que nenhum outro blog pode? O que você tem de diferente de outras blogueiras? Tente fazer um brainstorming (lá vem eu com essas coisas que aprendo na faculdade). Sente-se na cadeira e tente anotar tudo que vem a sua mente para melhorar o blog. Pode sim usar outros como inspiração, só não plagie.

6) “Não estou fazendo esse post porque quero ser famosa”.
Aham, claro. Você quer reconhecimento. Eu quero reconhecimento. Nós queremos reconhecimento. Nós precisamos um pouco dele para dar inspiração. Um dia, fui a uma palestra de um publicitário que falou uma coisa muito legal: “Muito dinheiro nos faz criativos. Pouco dinheiro nos faz muito mais”. Isso significa que quando não conseguimos atingir um objetivo do jeito mais fácil, nós inventamos outras maneiras de chegar até lá e muitas delas são mais criativas que as anteriores. Ou seja, em vez de ficar reclamando, vai lá e faz alguma coisa.

Se você estiver pensando em fazer um post Mendigão, pense duas vezes, três, quatro. Escreva no Word e logo em seguida, depois de desabafar tudo, apague. Ninguém merece um tipo de post desses. As pessoas que lê-lo não sentirão pena de você, não começarão a comentar mais e você não irá ganhar vários seguidores. Dê espaço no seu blog para posts que valham a pena. E esse não é um deles.

19 Comentários:

  1. Hahahaha Mendigão é boa! É interessante, porque já vi MUUUITOS por ai desse tipo.
    Saiba que acompanho seu blog e considero um dos mais interessante que tenho contato pelos posts não-convencionais da mesmice que vejo por ai.¬¬
    Parabéns pelo post! Ótimo tema.

    ResponderExcluir
  2. PÁÁ! *efeito sonoro comumente usado aqui na minha cidade para quando alguem "bota a boca na butija"*

    Adorei isso! IUHSIAUSH Realmente é o que acontece MUITO por aí, a maioria dos blogs que eu gostava de ler estão tendendo por esse caminho reclamão, aí eu simplesmente largo mão.

    Acho que, o primeiro propósito de QUALQUER coisa, é a autossatisfação. Reconhecimentos e blablablás vem se você estiver satisfeito o suficiente com seu trabalho a ponto de outras pessoas ficarem também.

    Eu, na minha jornada de longos 21 anos (há! kkk) já aprendi que, sinceramente, por mais que massageie o ego do indivíduo, o tal 'reconhecimento' as vezes não serve é para nada. No máximo, trás mais intrometidos que dizem 'admirar' mas na verdade só querem é se aproveitar quando surgir oportunidade. Então, não sou particularmente fã dessas pessoas que só fazem as coisas com o intuito de chamar a atenção e tentarem desesperadamente se destacar fazendo o que todo mundo faz. Essa coisa de deixar comentários eu vejo pelas minhas próprias fanfics: a minha mais 'velha' tem mais de 4000 hits e só 50 e tantos comentários. Devo ficar triste porque ninguém comenta? Claro que não, ao passo que mesmo sem comentar um monte de gente anda pelo menos visualizando, então de certa forma sei que não estou fazendo um trabalho tão ruim.

    Mas não são todos que pensam nessa linha. O que canso de ver, nesse meio, pelo menos, é gente prendendo os capítulos até atingir x comentários. Acho isso ridículo.

    Anyway, só pra você saber, embora eu não comente muito aqui, sempre que me sobra um tempinho eu visito o blog! XD Não venho pra fazer propaganda nem nada (nem tenho do que fazer kkk) então quando eu comentar saiba que foi pura e simplesmente porque achei que merecia comentar, ok?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente como tudo na vida, acho que a blogosfera é uma verdadeira competição.
    Confesso que ficava me pergunto porque meu blog não tem seguidores e essas coisas, Mas agora eu não ligo é meu espaço e se não agrada as pessoas eu me agrado com ele.
    Não me importo como antes, é claro como você colocou queremos reconhecimento, só que deixo apenas as coisas fluírem.
    Ótimo post,você se expressa muito bem. bj

    ResponderExcluir
  4. Também tenho visto esses tipos de posts, hahaha o meu blog é super pequeno mais eu estou feliz com ele, adoro postar as coisas q eu gosto, ai depois q passa um tempo vou lá e leio de novo, é engraçado, eu tenho ainda que melhorar muito, as vezes sinto até vergonha quando leio os meus antigos posts, mais nada q o tempo resolva, emfim eu amo o mundo do blog, bloggar e ler os blogs. Adorei o post! vai ajudar muitas pessoas a abrirem o olho, bjs <3

    ResponderExcluir
  5. Tem muitas blogueiras que aspiram chegar longe, alcançar um grande público, mas que se perdem no caminho. Meu blog tem menos de 100 seguidores e acredite, eu não me desanimo porque não são apenas esses números que me motivam, mas sim a minha própria vontade de escrever e de guardar algo para ler depois, fazendo com que não seja perdido. Kkkk confesso que amei a denominação desse estilo de postagem, agora quando eu detectar um vou logo me adiantando: hmmm, mendigão! rs
    Até, flor!

    www.espelhodasmaravilhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. esse tipo de "mendigagem" é super comum em tudo quanto é lugar. reconheço que fazer posts e produzir conteúdo pra ninguém é algo terrivelmente desagradável, mas se a motivação de uma pessoa se resume em popularidade e gente comentando, tem alguma coisa de errado - e não é com o blog. É sempre bom revisar prioridades. Quem precisa de um tapinha nas costas pra continuar fazendo o que lhe agrada talvez precise mesmo abandonar algumas coisas.

    Beijinhos
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ultimamente tenho visto muito desses posts mesmo, é algo como ou você comenta pra mim ou eu vou deletar. Sabe oq parece aquela mulher que foi largada que fala ou você volta pra mim ou eu me suicido, a consequência vai basicamente só pra você rs.
    É claro que todos querem reconhecimento, especialmente porque ter um blog dá trabalho, porém querer que as pessoas te reconheçam à força é muito inconveniente e desesperado.
    Espero que as pessoas saibam que devem escrever por prazer e não visando um estrelato poucos segundos depois de criar um post.
    Angel Sakura ( www.euinsisto.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que antes de fazer qualquer coisa para o outro, vc deve fazer pra vc. Se vc se satisfaz está tudo bem. Se não agrada a todo mundo, e geralmente é assim, amém também.
    E vamos viver a vida, porque com já dizia Gonzaguinha: Ela é bonita, é bonita e é bonita!
    BR
    http://baudafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Será que sou mendigona sem saber? LoL. Sabe, nem sei se me encaixo nessas categorias. Sobre reconhecimento: quem dizer que não quer, está mentindo. Todos queremos. Faz bem ao nosso ego.
    {A Fake Blog} | @EmilieEscreve

    ResponderExcluir
  10. Realmente, as pessoas acabam desistindo muito fácil logo no começo, e bom, não vou dizer que é fácil fazer com que seu blog cresça. Realmente precisa de um esforcinho e se você não tem tempo pra nada fica complicado mesmo, mas não custa nada divulgar a fazer parcerias, que só isso já é basicamente suficiente até.
    Assim, admito que eu mesma já cheguei a pensar em deletar o blog porque tava totalmente sem tempo, mas poxa.. Se você gosta do blog que tem, mesmo que poucas pessoas o vejam, acho que ja é o essencial pra manter ele e sempre que puder postar alguma coisa e dar uma divulgada.

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Felizmente nunca li um post mendigão, na verdade os blogs que são mais famosos (ou que tentam ser) pra mim são meio parecidos demais, falam das mesmas coisas então acompanho um ou dois e o resto me chateia. Reclamar sobre não ter blog famoso meio que equivale a reclamar porque não ganha um salario milionário, as pessoas tem que entender que só vai vir com muito esforço.
    Só não sei se concordo com o 6, apesar de eu não ficar falando isso lá eu realmente não tenho pretensão de ter um blog famoso, obvio que não é por não querer mas por saber que não estou disposta a trabalhar o que é preciso ou escrever sobre tendencias. Do mesmo jeito que não tenho pretensão de ser atriz da globo, porque sabe... eu não atuo hahaha

    ResponderExcluir
  12. Onde eu aperto para bater palmas? (deveria ter um botão pra isso u.u) Cara, eu adorei esse post, concordo muito com tudo o que você disse e assino embaixo. Tenho um blog ha um ano quase, não é famosos e não criei ele pra ser uma celebridade da internet ou algo do tipo, criei ele para ser útil, dividir meu conhecimento com outras pessoas e acho que quem cria um blog para ser popular na internet, está sendo egoísta, está pensando só em si mesmo e não nas pessoas que vão admirar seu blog...enfim, se eu ficar escrevendo tu não vai querer ler, mas eu concordo mesmo com cada coisinha que você escreveu e esse também é um dos motivos das pessoas como eu, gostarem do seu blog, você da a sua opinião e mostra que faz jus a ela todos os dias. PARABÉNS! - BR

    http://botecodamonroe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Faloou tudo,estou cansada com essas "blogueiras" que criam um blog de qualquer jeito e tentam ficar famosas,e fica mendigando parcerias,comentários,etc.
    Tenho meu blog a quase um ano e batalho para cada vez ele ficar melhor,não tenho muiiitos seguidores mas nem dou importância pq não adianta nada ter várias pessoas te seguindo e ter no máximo 3 comentários ou pouca frequência.Confesso que as vezes fico sem postar por falta de inspiração mas abandonar o blog? jamais.
    O blog me relaxa,me faz bem!
    Enfim,adoro e sempre venho aqui quando dá,parabéns pelo post!
    Super beijo! http://pausachique.blogspot.com.br/ BR

    ResponderExcluir
  14. Isso acontece e muito! Adorei o modo como você apelidou o post "mendigão"!!! rsss

    Preciso adicionar um fato que me irrita muito! Mas não acontece no blog, mas sim em redes sociais como o instagram. Os famosos "segue de volta"? Eu acredito que a pessoa segue o que interessa a ela e ponto. Já recebi o seguinte recadinho: "não vai me seguir de volta? Vou deixar de te seguir então!"... imagina a minha cara ao ler isso? Quer dizer que não me segue porque gosta do que eu posto, mas sim para contar +1 nos seus seguidores?

    É lamentável!

    Parabéns pelo post!!

    Beijos,

    Mari - BR
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. E eu aqui jurando que esse post seria um post Mendigão, já estava reunindo meus motivos de ausência quando vi que, aleluia, não era nada do tipo. Não faço o tipo mendigão, faço o tipo reclamão, e também não posso dizer que acho bacana ver posts assim nos blogs alheios, dependendo de quem é e de como é escrito, fica chato né? É claro que a gente quer sempre os comentários das pessoas que estão por lá sempre e que dão a opinião, choram as pitangas conosco e contam a vida nesse espaço, mas é que nem relacionamento, cara, tu vai ficar lá falando pra pessoa "Me dê amorrrrrrrrrrr, me dê carinho" etc? É meio ridículo, não?
    Espero, encarecidamente, que eu não tenha sido mendigona em algum post, porque olha...

    ResponderExcluir
  16. Realmente,os blogueiros estão evoluindo muito hoje em dia,para pior,pois de que adianta divulgar o blog em todas as redes sociais existentes e escrever coisas desinteressantes e ainda esperar que os leitores comentem e sigam o blog fanáticamnte?Meu blog foi criado recentemente (2 meses) e não tenho todo esse reconhecimento,pois na verdade sou apenas uma blogueira querendo um cantinho para minha vontade expressão e coisas que desejo compartilhar com o mundo,e não divulguei aos meus amigos ou em rede social alguma e acho que até agora não recebi nenhum comentário,mas não é por isso que saio gritando aos quatro ventos que os leitores não tem mais cultura,porque vai que a criatura não tem o que dizer sobre o meu post.Todos os blogueiros querem sucesso (eu acho...),mas ele não bate á porta no seu quarto ou quinto post não é verdade?Faço das palavras da Minne as minhas,por que ficar postando :''Me dê amorrrrrrrrrrr , me dê carinho'' sendo que quando diz isso,você perde metade de seus leitores,pois isso parece superficial e carente,o pior é que isso já está virando normal,onde esse mundo vai parar responda-me?

    ResponderExcluir
  17. AMEI ESSE POST!!! ahahah
    Ando vendo muito post mendigão por ai viu. Já to cansada também.

    ResponderExcluir
  18. Amei tudo... granes verdades.


    Parebéns pelo blog.
    Beijos da Lay!
    www.blogmakedalay.blogspot.com
    BR

    ResponderExcluir
  19. Nunca fiquei mendigando atenção e, fala sério, ninguém gosta disso. Típico de gente que implora por atenção e popularidade, enfim... Não vou falar mais porque concordo com tudo o que as meninas, que deixaram os comentários, disseram e - você também, é claro - não to muito afim de repetir.
    Enfim. Esses blogueiros tem é que tomar vergonha na cara e parar com essa palhaçada.
    E outra: já repararam que a maioria dos blogs falam a mesma coisa?


    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir