Destrua este Diário


Somos desde pequenos ensinados a seguir regras, a não quebrar nada, a manter tudo em seu perfeito estado. Riscar a parede? Se sujar de terra? Ações que são comum as crianças, aos poucos, são podadas. Basta olhar para o ensino escolar, a criatividade não é estimulada. O nosso cérebro é nocauteado com fórmulas, textos e teoria. É com esse objetivo que Keri Smith criou o livro Destrua este Diário.


Em entrevista a Intrínseca, editora que publicou o livro no Brasil, ela diz qual eram os seus objetivos com o livro:

— Estou ridicularizando um pouco o consumismo (comprar algo para depois destruí-lo).

— É uma forma de transpor bloqueios criativos, levando-nos muito além do medo da página em branco.

— Acredito que pequenos atos de rebeldia no cotidiano podem acabar evoluindo para atos maiores, capazes de transformar vidas. Quando você começa a questionar coisas em pequena escala, passa a questionar tudo.

— Eu queria criar um livro que se baseasse no uso de qualquer coisa que esteja à nossa volta no momento (fazendo com que as pessoas notem coisas que talvez não percebessem). Há páginas que pedem para ser sujas com lama etc.


O livro é simplesmente uma graça! A capa possui uma textura para parecer que realmente há durex em volta do quadrado branco onde está escrito "Destrua este Diário" e que é uma capa de caderno. Há diversas coisas que você pode fazer com o diário, desde as mais fáceis até as mais absurdas: páginas para testar tintas, páginas para preencher quando estiver com raiva, pedidos para mastigar uma das páginas (e não engolir), pendurar o diário em lugar público, etc.


Realmente o livro faz questionar o consumismo, porque dá muita, muita dó de rasgar algumas páginas, molhar outras ou sujá-las. Eu realmente quero tentar fazer tudo que o diário pede, por mais que doa o coração. Acho que esse tipo de livro é realmente uma batalha para bookaholics por causa do endeusamento que muitas vezes fazemos dos livros. Sempre tenho um mini ataque-cardíaco quando amasso a capa de algum livro ou faço orelha nas páginas, imagine destruir um livro completamente de uma forma totalmente inusitada? De qualquer forma, aceito o desafio! Conforme for fazendo a tarefa de cada página, irei postando fotos ou vídeos.
E você? Também vai aceitar esse desafio?

Obs: Deem uma olhada no Tumblr, procurando por Wreck this journal (nome do livro em inglês). É cada coisa tão incrível que eles fazem!

19 Comentários:

  1. Eu adorei a ideia desse livro! Achei genial mesmo!
    E eu vi o que algumas pessoas fizeram, tem uma ideia melhor que a outra!
    Estou louca para comprar o meu e começar a 'destruição'!
    Poste aqui a sua, quero muito ver como seu diário tá ficando!!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  2. O que mais vejo é sobre esse livro e enquanto não tenho o meu fico olhando os que os outros fazem haha. E boa sorte com a ''destruição'' kkk

    ResponderExcluir
  3. Eu já andei fuçando no tumblr de lá uheuhe
    Quero muito esse livro, estou louca atrás dele.. e Tudo esgotado.. uheuhe
    Meu vício por sketchbook desde pequena uheuhe :)
    Ana Lu
    ~O http://9dadesasolta.wordpress.com finalmente ganhou um header novo! :)

    ResponderExcluir
  4. Aah, Wreck This Journal... Eu quero esse livro a um tempão, mas sempre me esqueço quando vou a alguma livraria. Com essa nova versão em português ele deve aparecer pela livraria daqui logo logo. Muita gente tem postado fotos, o que me deixa ainda mais animado pra destruí-lo AHAUAH \o/

    {blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Awn que legal, você comprou um Destrua Este Diário. *-*
    Eu ~tentei~ encomendar um pela Saraiva Online, mas após uns 10 dias de "em busca no fornecedor", avisaram que estava em falta e meu pedido foi cancelado... Acabei comprando o "Wreck This Box" no Book Depository, que vem três livros em inglês da autora. (Wreck This Journal, This Is Not A Book & Mess).

    Realmente dá uma dorzinha no coração de destruir um livro. Eu cuido tão bem dos meus, odeio escrever dedicatórias quando compro um livro de presente, não dobro as páginas e nem nada... Vai ser um desafio interessante.
    Estou pensando se faço posts em forma de fotos ou de vídeos, mas com certeza a minha "destruição" vai ser mais ~leve~, por que quero que ele fique bonitinho, haha.
    Como você pretende fazer? Quero ver como vai ficar. :)

    Nayh's Wonderland

    ResponderExcluir
  6. Livro interativo Hahaha...
    Curti a ideia de 'não se limitar aos tabus' , e a ideia de 'faça e deixe as outras pessoas verem o diferente'.^^
    Não sei se eu teria coragem pra destruir um livro, mas posso falar que destruir as coisas é uma atividade muito legal!! Adoro quando aquele objeto sem utilidade ou funcionamento vai pro lixo e está em bom estado. Coitado hahah

    ResponderExcluir
  7. adorei a ideia desse livro, eu gosto de fazer coisas novas, e fazer isso em um livro acho que em certos momentos iria me distrair kkk.

    abraços.
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores coisas que comprei esse ano foi comprar o Destrua este Diário. No começo eu pensei que não ia conseguir seguir todos os desafios, mas na primeira jogada de café na página eu percebi que aquilo era para mim HAUAHAU É tão bom que chega a ser terapêutico, ADORO!

    ResponderExcluir
  9. MELHOR LIVRO DO ANO!
    Comecei a destruir o meu e bateu uma peninha, preciso voltar. Apesar de ter coisas que eu não faço ideia de como fazer. hohoho

    Beijo, Boa semana :)
    www.milalices.com.br/2013/12/voltei-cantar.html

    ResponderExcluir
  10. Muito boa mesmo a ideia dessa autora, criou algo totalmente criativo e inovador! :D

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. SONHO DE CONSUMO.
    Porém as páginas com comida... sei lá, me fazem pensar que vai crescer fungos :T

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho e pretendo mantê-lo intacto...Meus amigos selvagens usaram de guardanapo e espalharam o jantar,por exemplo e cara POR FAVOR LEIA HOW TO BE AN EXPLORED OF THE WORLD apesar de ter só em inglês é exelente para treinar o mesmo! e é da mesma autora também ^^

    ResponderExcluir
  13. Esse livro confesso que não tive uma boa impressão quando o vi pela primeira vez.
    1° porque justamente sou tão recatada e sempre seguindo o lema "deixe tudo lindo e organizado", logo o estranhamento foi normal.
    2° por que eu compraria algo para destruir? - Daí pensei gastarei meu dinheiro com algo que quero guardar ou sei lá rs'
    Mas, até que ele me deixou curiosa, talvez eu folearei suas páginas um dia terei outra impressão.

    Beijos!
    umpouco-demundo.blogspot.com
    (BR)

    ResponderExcluir
  14. Estou curiosa em ler esse livro minha falta de tempo não tem me ajudado muito rsrs.

    BR
    www.backstagedamoda.com,br

    ResponderExcluir
  15. Acho esse livro muito bacana, tem uma proposta genial, mas não sei se teria coragem de estragar um livro. Mas vi muita gente criativa por ai fazendo coisas lindas com seus livros.

    (BR) - http://livinhas-place.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo muito ler esse livro mais como estou sem dinheiro vou ter que esperar até ganhar para comprar esse livro !
    beijinhos
    http://londresmeussonho.blogspot.com.br/
    BR

    ResponderExcluir
  17. Deve ser daora esse livro. rsrsrs...

    ResponderExcluir
  18. Vi esse livro em um post hoje mesmo, mas a menina não falou nada sobre ele, só disse que tinha comprado.
    Achei super inusitada a ideia desse livro e, assim como você, eu também tenho minis ataques quando algo acontece com meus livros, acho que todo mundo que gosta de ler tem um pouco desse endeusamento rsrsr
    Vou ver se acho por aqui para comprar. Beijos!

    Prioridades femininas

    ResponderExcluir
  19. Eu tava tão anciosa que quando o meu veio destruí umas 8 páginas num dia!!!
    é tão bom, acalma pois você desconta a sua raiva acumulada e dá uma paz ... mas dá pena também pq os outros livros tem todo aquele cuidado, emprestar, nem a pau aí tem um livro que manda jogar café e cortar. Tipo assim: Oi ? tem certeza? kkkkkkk

    ResponderExcluir