Índice X


No começo desse ano eu fui convidada para fazer parte da equipe do blog/vlog literário Índice X. Já conhecia alguns dos integrantes e fiquei super feliz por me convidarem, afinal eu sentia muita falta de escrever e blogar novamente. Graças a essa oportunidade, li livros incríveis que gostaria de compartilhar com vocês, já que antigamente minhas resenhas eram postadas aqui.


     
  • Do que é feita uma garota - Caitlin Moran
Um dos melhores livros que li esse ano. Foi uma agradável surpresa, porque nunca tinha visto ou ouvido falar sobre ele. A história é contada pelo ponto de vista de Johanna Morrigan, uma garota de 14 anos dos anos 90, que escreve e fala absolutamente tudo que vem a cabeça, o que torna tudo mais insanamente engraçado. O livro fala sobre o despertar da adolescência, amadurecimento e viver novas experiências. Para quem gosta de música, é legal para entender como era o cenário musical em Londres nos anos 90. Para saber mais.

  • Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
Uma das escritoras mais faladas no cenário feminista. Chimamamnda nos apresenta a história sensacional de Ifemelu, uma estudante nigeriana que vai para os Estados Unidos para se formar na universidade, deixando sua família e o amor de sua vida, Obinze. Em contrapartida, temos também o ponto de vista de Obinze, que vai para a Inglaterra. Por mais que seja um romance, ele é plano de fundo em uma história que fala sobre questões raciais e sociais. Outra coisa legal é que Ifemelu tem um blog, no qual vários dos seus textos são apresentados no livro, mostrando sua opinião forte e ácida. Para saber mais.

  • A Lista - Cecelia Ahern
Pensei que fosse aqueles romancezinhos água com açúcar e não tinha grandes expectativas. Mas o livro é super gracinha e tem aquelas histórias de aquecer o coração. É sobre uma jornalista chamada Kitty Logan, que comete um erro e acusa um professor de abusar de suas alunas. Isso faz com que ela perca seu emprego na televisão e está prestes a perder também seu emprego na revista Etcetera. A dona da revista, sua melhor amiga, acaba morrendo e deixando uma lista misteriosa com 100 nomes. Kitty precisa descobrir a relação entre elas e fazer, quem sabe, a maior matéria da sua vida. Para saber mais.

  • O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs
Tinha lido várias resenhas falando mal do livro, então minhas expectativas estavam lá embaixo. A verdade é que a história não é de terror - por mais que a capa e a diagramação faça parecer que sim -, mas é fantástica! O personagem principal é Jacob, um garoto de 16 anos, que viveu a vida inteira ouvindo as histórias mirabolantes de seu avô. Após este morrer de forma suspeita e terrível, Jacob decide voltar para o lugar onde seu avô morou na infância para descobrir mais sobre seu passado. Para saber mais.

  • Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie
Mais um livro da Chimamanda (ainda vou ler todos dela!). É uma história triste, mas extremamente cativante. Lembrou um pouquinho da minha infância e senti-me muito acolhida pelas histórias e personagem. A personagem principal é uma menina chamada Kambili, de classe média-alta, que conta o seu dia-a-dia e como é sua família. Seu pai, é um religioso fanático, se por um lado bom e filantrópico, do outro é um pai sádico. A visão de Kambili sobre o mundo muda quando ela vai visitar sua tia, uma professora universitária, e seus primos, que são curiosos e questionadores. Para saber mais.


Espero que vocês gostem dessas dicas de livros! Seja para enriquecer ou apenas para passar o tempo, ler faz uma verdadeira mudança na nossa vida. E vocês? Que livros andaram lendo?

2 Comentários:

  1. Quero ler quero ler!!!
    Quase comprei O Orfanato, realmente achei que fosse de terror :"D Ficaria meio frustrada no início eu acho (por conta da capa e tudo mais) mas se é bom, vale a pena

    ResponderExcluir
  2. Hey fiquei curiosa para ler O Orfanato da Srta. Peregrine,amo livros desse gênero e acho que se eu começar a ler não paro nunca mais hahaha

    ResponderExcluir